Agroecologia: Entenda sua importância e seus benefícios  

Postado em 28/02/2024 às 09h:00

Você sabe o que é Agroecologia?

A agroecologia é uma ciência que fornece os princípios ecológicos básicos para o estudo e tratamento de ecossistemas tanto produtivos quanto preservadores dos recursos naturais, buscando conectar com questões políticas, sociais, culturais, ambientais e éticas. De modo geral, é uma forma de cultivo que faz uso de estratégias que visam manter a biodiversidade dos diversos ecossistemas, o que consequentemente vai diminuir os danos causados pelas monoculturas e insumos agroquímicos. 

Mesmo muitas pessoas confundindo o método com a produção orgânica, a agroecologia se diferencia pois apoia a prática da inclusão produtiva e a agricultura familiar. Certo, mas como entender quando um sistema de produção se enquadra na agroecologia?

Para entendermos melhor, a produção se denomina assim quando é focada em fontes renováveis de energia, não faz uso de materiais sintéticos, preza pela reciclagem dos nutrientes, procura conservar os recursos naturais que fazem parte da produção e quando se trata de pragas, é importante ressaltar que o método deve manejá-las ao invés de controlar elas.

2 coisas que você precisa saber sobre a Agroecologia

1. Consumindo alimentos agroecológicos você está fortalecendo a agricultura familiar

Algumas pessoas preferem comprar seus alimentos diretamente do produtor rural. Assim, adquirem alimentos frescos e que consequentemente fortalecem esse segmento de mercado, que contribui com parte da economia do país. 

2. Grande potencial econômico

Quando a agricultura tem uma base ecológica, é possível obter uma maior remuneração. A partir do momento que esse método é incentivado, garantimos recursos econômicos baseados na diversidade. 

Benefícios que a agroecologia pode proporcionar às pessoas 

Com um alimento vindo de uma fonte segura,, portanto os benefícios são inevitáveis, podendo ser visto desde a plantação até o consumidor final, pois a agroecologia é benéfica para o meio ambiente, saúde, sociedade, além de garantir a segurança alimentar. 

  • Preserva os recursos naturais
  • Produz alimentos com menos substâncias e recursos 
  • Fortalece o trabalho da agricultura rural 
  • Garante a conservação cultural 
  • Auxilia na sustentabilidade

Tanto produtores quanto consumidores, têm um papel importante na evolução da agroecologia, pois ao escolhermos produtos agroecológicos, estamos apoiando a sustentabilidade, valorizando a agricultura familiar e ao mesmo tempo contribuindo para a sustentabilidade da agricultura. 

Veja também

Quais os principais benefícios d...

A musculação é uma das atividades físicas mais populares no mundo e é conhecida por seus diversos benefícios à saúde.

Crescimento da pecuária no Brasi...

De acordo com IBGE, a pecuária é uma área que vem crescendo no Brasil desde 2018, tendo registrado um aumento na economia do país...

Treino Bi-set: Intensifique seus...

O treino bi-set é um método de treinamento que consiste em realizar dois exercícios diferentes em sequência, sem descanso.