Cuidados necessários com os pets durante o verão 

Postado em 02/02/2024 às 09h:00

Ai, que delícia o verão, a gente mostra o ombrinho, a gente brinca no chão… 🎶

As altas temperaturas do verão tem chamado a atenção e se para os humanos já é complicado aguentar o clima próximo aos 30 graus, imagina para os animais? Para os pets não é diferente, com isso é importante entender que os animais precisam de cuidados especiais de proteção durante a estação mais quente do ano.

E para protegê-los no calor, evitando alergias, estresse e desconfortos, separamos alguns cuidados que são essenciais neste período:

  • Sempre ofereça água fresca e limpa, se preferir, coloque gelo no bebedouro durante o dia, os felinos preferem água corrente, então uma fonte para eles é uma ótima opção;
  • Nesta época, banhos e brincadeiras com água são permitidas e ajudam a refrescar, mas claro, sempre tomando cuidado com a frequência dos banho mantendo de 7 a 15 dias, para que não leve a um caso de otite e dermatite. Piscinas infantis, bacias grandes com tamanho confortável e tapetinhos gelados são uma opção boa; 
  • Os ambientes climatizados também vão se tornar o local preferido do animal, então o ar-condicionado e o ventilador podem auxiliar;
  • Em casos de pets que ficam no ambiente externo da casa, garanta que ele tenha à disposição muita área bem arejada, com muita sombra e água fresca sempre;
  • Evite passeios em dias com a temperatura muito alta, durante os horários das 10h e 16h o sol está muito forte e o chão consequentemente estará mais quente, portanto os passeios são mais indicados próximo às 7h e após as 18h, quando o sol já está mais ameno e não tem risco de queimar as patinhas do animal;
  • Tenha cuidado com os exercícios físicos e brincadeiras em dias quentes, os cães amam esses momentos, mas é importante sempre dar tempo de descanso para não prejudicar a saúde do animal; 
  • Quem não gosta de um sorvete no verão não é mesmo? Para os pets existem algumas opções como: frutas congeladas (que precisam de uma atenção especial, pois nem todas estão liberadas aos animais), ração úmida, carnes e peixes frescos e feitos em casa também são permitidos, desde que feito da maneira correta. Para os felinos a melhor opção é misturar o patê ou sachê com água e congelar, como um picolé.

Você sabia que o corpo dos pets não se refresca tão rápido como o dos humanos? 

Sim, é real, em dias que a temperatura está acima de 28 graus, é melhor evitar passeios, mantendo o pet em casa, pois o calor pode causar cansaço e mal estar. Os passeios de carro são sempre muito legais, mas é importante se atentar em nunca, de forma alguma, deixar o animal dentro carro sozinho e com os vidros fechados! 

Algumas pessoas levam o companheiro junto quando precisam fazer algo na rua e acabam deixando-os dentro do automóvel. É importante entender que o carro normalmente tem uma temperatura mais elevada do que ambientes mais abertos, que os animais estão mais acostumados. Deste modo, quando o veículo fica no sol e com os vidros fechados, o calor aumenta significamente e isso pode levar o animal a óbito.

Sinais de alerta que os pets apresentam em dias de muito calor

Os animais costumam mostrar algumas características quando as altas temperaturas começa os afetar e é importante que os tutores se atentem a esses sinais:

  • Língua para fora;
  • Respiração acelerada;
  • Busca constante por locais, superfícies geladas e líquido;
  • Apatia e acomodação.

Esses sintomas são comuns em dias muito quentes, mas se caso eles permanecerem por muito tempo, busque o auxílio de um Médico Veterinário.

Caso precise, estamos a disposição… Agora o Hospital Veterinário Escola UNIGUAÇU está prestando atendimento 24h!
Acesse www.hvuniguacu.com.br ou entre em contato pelo telefone: (45) 3565-3037.

Veja também

O que é a dieta paleolítica?

A dieta paleolítica baseia-se no tipo de alimentação que os nossos ancestrais caçadores-coletores consumiam durante o período paleolítico.

Análogos de GLP-1 no emagrecimento

O GLP-1 é um hormônio associado à saciedade, ele age potencializando a liberação dA insulina e faz a supressão da liberação do glucagon.

Quais alimentos ajudam a acelera...

Existem alguns alimentos que podem ajudar a acelerar o metabolismo e embora seu impacto seja relativamente pequeno, consumi-los pode ser bom.