Entenda a importância da rotina de estudos e como aplicá-la no seu cotidiano 

Postado em 29/01/2024 às 09h:00

Quem nunca deixou para estudar um dia antes da prova e se deu mal né?!

Quem está na faculdade sabe que não é nada fácil estudar, se dedicar e focar nas matérias que você precisa compreender. Essa rotina inclui diversos trabalhos e conteúdos que exigem um ritmo que nem todos estão acostumados, o que pode acabar causando confusões.

Por isso é essencial entender as vantagens e a importância da rotina de estudos, de modo geral, criar o costume de estudar deve se tornar uma “mania”, assim como várias coisas do nosso dia a dia. Consequentemente, quanto mais você estuda, mais prática fica a absorção do conhecimento, com o passar do tempo o hábito facilita o aprendizado, o tornando menos cansativo e desgastante.  

Por meio da organização e disciplina o ato de estudar se torna mais eficiente, assim evitando a procrastinação, ansiedade e estresse que costumam se acumular antes das provas, trabalhos práticos e o tão temido trabalho de conclusão de curso (TCC). 

É de extrema importância ter uma boa preparação para alcançar seus objetivos, seja para uma vaga na faculdade, um concurso super disputado ou até mesmo para garantir a tão sonhada bolsa de estudos. Por isso, a rotina de estudos quando seguida com dedicação e esforço, resulta em confiança com relação ao conhecimento e ao aprendizado.  

Como criar uma rotina de estudos

Imagine um mapa, a rotina de estudos é como se fosse um caminho traçado que nos leva até um determinado local. O principal objetivo do método é auxiliar no planejamento, organização e desenvolver com mais praticidade o aprendizado. 

Um detalhe muito importante e super interessante é que a rotina de estudos pode ser implementada na sua realidade de diversos formatos, assim a adequação fica mais fácil. Portanto, se trata de cada um e de suas individualidades, pois não existe uma regra para cria-lá.

O que pode auxiliar muito são as ferramentas que temos à disposição hoje em dia, como: cronograma, planilhas, calendários, planners, agendas e até aplicativos. A rotina precisa de planejamento e para isso é essencial que antes de tudo você entenda suas necessidades e limitações, o que te atrapalha e o que te ajuda na hora de estudar.

6 dicas que não podem faltar na hora de montar a sua rotina de estudos

Agora que já entendemos a importância de criar o hábito de estudar diariamente, vamos te ajudar a colocar em prática esse método: 

1. Determine o seu objetivo;
2. Liste suas limitações;
3. Reserve um local e o horário para colocar em prática sua rotina de estudos no seu dia a dia;
4. Pese e estabeleça os métodos de aprendizagem que você irá usar durante o processo;
5. Crie um cronograma com o que precisa ser estudado;
6. Acompanhe seu desempenho e evolução desde o início.

Vale ressaltar que tudo neste processo precisa ser adaptável a sua realidade, portanto, sinta-se à vontade para personalizar a rotina de estudos e tenha em mente que pensar da maneira mais prática é o seu ponto de partida. 

Agora sim, não tem mais desculpas para deixar o conteúdo da prova para última hora, trace suas conquistas e valorize-as, dessa forma não importa qual é o seu objetivo, com dedicação e disciplina ele com certeza será realizado.

Veja também

Administração ou Ciências Contáb...

Tanto a graduação de Administração e a de Ciência Contábeis são cursos parecidos, se envolvem o mundo dos negócios, mas são diferentes.

O que é síndrome de Tourette e c...

A síndrome de Tourette é um distúrbio neurológico que afeta pessoas por meio de movimentos ou vocalizações, repetitivos, rápidos, indesejados...

Testosterona e risco cardiovascular

Afinal de contas, a terapia hormonal com testosterona tem um efeito benéfico ou maléfico no sistema cardiovascular?