Alongamento: Entenda sua importância e seus benefícios 

Postado em 19/02/2024 às 09h:00

Durante a semana, quantas vezes você se alonga? Não vale mentir!

Se você acha que praticar alongamentos é importante somente antes de realizar qualquer atividade física, durante a leitura desse texto vamos te mostrar que a prática vai muito além disso. 

É comum ouvir falar sobre a importância do alongamento antes dos esportes, pelo fato do mesmo preparar o corpo para receber uma atividade física que consequentemente exige muito do corpo. O que acaba deixando de lado o fato dos benefícios que eles oferecem à saúde e ao corpo no geral durante o dia a dia. 

Os alongamentos são essenciais para aumentar os movimentos e a flexibilidade, sem contar que é uma ótima maneira de começar uma atividade física, pois evita lesões e dores musculares após o treino. Para o cotidiano essa prática é importante tanto para os atletas, quanto para as pessoas que não praticam esporte, pelo fato de prevenir futuros problemas ortopédicos e dores musculares. 

Ou seja, os alongamentos não são necessários somente para os atletas, é recomendado antes de qualquer atividade física, seja para uma maratona ao ar livre, uma caminhada na esteira dentro da sua casa ou até mesmo somente para movimentar o corpo antes do trabalho.

Benefícios do alongamento para a saúde corporal

Se explica a importância dos alongamentos por meio dos inúmeros benefícios que ela proporciona ao organismo, como:

  • Melhora a postura;
  • Evita lesões musculares;
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Ativa a circulação sanguínea;
  • Alivia a tensão muscular;
  • Proporciona a sensação de relaxamento;
  • Aumenta a qualidade de vida.

Tipos de alongamentos 

Se engana quem pensa que o alongamento se trata apenas de esticar as pernas, mãos, braços ou pés, atualmente são reconhecidos 3 tipos de alongamentos, são eles:

Alongamento dinâmico: Se trata de movimentações que possam progredir, fazendo com que tenha aumento gradual da amplitude e velocidade. Esse tipo de exercício é muito utilizado por atletas de corrida e salto.

Alongamento estático: É feito quando o corpo está em repouso, fazendo o alongamento de todo o corpo em movimentos lentos, intencionais e progressivo. É realizado quando a posição é mantida por alguns segundos e costuma ser praticada por atletas e dançarinos que necessitam da flexibilidade. 

Alongamento por facilitação neuromuscular proprioceptiva: O FNP é usado em reabilitações, ou seja, é muito utilizado em pacientes que por algum motivo perderam alguns movimentos, assim é aplicada a resistência manual para conquistar e estimular os receptores neurais do músculo. 

Veja também

O que fazer para ganhar massa mu...

Para ganhar massa muscular, é necessário criar um déficit calórico, ou seja, consumir mais calorias do que gastar.

Como a Terapia Ocupacional agreg...

Você sabia que a Terapia Ocupacional pode auxiliar muito no tratamento de pessoas com depressão? É isso mesmo, ajuda muito!

Engenharia de Software: 5 curios...

De fato, não dá para negar que a tecnologia modernizou a forma como levamos a vida hoje. E isso facilita muitos aspectos do cotidiano.