Para que serve o exercício de afundo?

Postado em 08/02/2024 às 17h:02

Você sabe como fazer a execução perfeita do afundo? Aprenda com o Dr. Jonato Prestes, Ph.d. 

A importância de se manter ativo por meio de atividades físicas supera as questões estéticas alcançando diversos benefícios na saúde e no bem-estar como um todo.

A prática regular de exercícios físicos não apenas contribui para a manutenção do peso corporal e evolução muscular, mas também desempenha um papel fundamental na prevenção e controle de diversas doenças, além de promover a liberação de endorfinas, neurotransmissores que estão associados à sensação de felicidade e redução do estresse, melhorando significativamente a saúde mental.

Exercícios físicos, como a musculação por exemplo, são particularmente completos, uma vez que fortalecem não apenas os músculos, mas também ossos, articulações e ligamentos, prevenindo lesões, contribuindo para a melhoria da postura e da mobilidade, bem como o aumento da resistência.
Um treino eficaz deve incluir uma variedade de exercícios para atingir os músculos de diferentes ângulos e intensidades.

Leia também: Aquecimento para treino de quadríceps

Dentro de um programa de treinamento, os treinos para os membros inferiores desempenham um papel fundamental na biomecânica do corpo humano.
Com o uso de estratégias adequadas e treinos eficazes, esses músculos podem trazer benefícios significativos. 

Aprenda a execução perfeita do afundo no Smith

O afundo é um exercício unilateral que trabalha os glúteos de forma isolada.
Existem algumas variações do movimento, como o afundo tradicional, o afundo com rotação e o afundo em pé, podendo ser realizado com halteres ou apenas com o peso corporal.

De definição muscular à melhora do equilíbrio, passando por queima de calorias e aumento de resistência, o afundo apresenta vários benefícios já comprovados.
Ok, na teoria já sabemos um pouco sobre o movimento, agora vamos à prática! 

Confira a explicação e execução do exercício nesse vídeo com o nosso professor Dr. Jonato Prestes, Ph.d. diretamente de uma aula ministrada para o curso de Musculação Avançada.

DICAS PARA UM TREINO EFICAZ

1️⃣ Comece com um aquecimento adequado para preparar os músculos para o treino.
2️⃣ Use uma carga que permita realizar o exercício com a técnica correta.
3️⃣ Aumente a carga gradualmente à medida que você for ficando mais forte.
4️⃣ Foque na contração do músculo-alvo durante o exercício.
5️⃣ Faça pausas suficientes entre as séries para que os músculos possam descansar e se recuperar.

É importante lembrar que a individualidade biológica desempenha um papel crucial no processo, e a consulta a um profissional é recomendada para criar um programa de treinamento personalizado.
Uma técnica adequada é fundamental para evitar lesões e maximizar os resultados. Se você é iniciante ou tem alguma preocupação médica, é aconselhável procurar a orientação antes de iniciar qualquer novo programa de treinamento. Além disso, ajuste a carga e o volume de acordo com seu nível de condicionamento físico e objetivos específicos.

Veja também

Dieta Cetogênica: o que é, como ...

Você já ouviu falar na dieta cetogênica? Esse método pode ser um poderoso aliado na perda de peso. Mas ela serve para você?

Qual a diferença entre nutrigenô...

Os nutrientes e os compostos bioativos atuam sobre o genoma humano, direta ou indiretamente, alterando a expressão ou a estrutura dos nossos genes.

Para que serve o chá de gengibre?

O chá de gengibre se tornou popular não apenas pelo seu sabor único, mas também pelos possíveis benefícios para a saúde.