Quais os benefícios do chá de hibisco?

Postado em 09/02/2024 às 14h:30

Uma alimentação saudável é a base para uma vida plena, com mais energia e vitalidade.
Ela fornece ao nosso corpo os nutrientes que ele precisa para funcionar corretamente, ajudando a prevenir doenças, aumentar a disposição e melhorar o humor, por exemplo.

Dentro dos planejamentos e dietas alimentares, obviamente as opções naturais têm ganhado destaque, e nesse contexto os chás assumem um papel significativo, sendo uma opção de bebida saudável e oferecendo benefícios diversos para o organismo e para o bem-estar como um todo. Introduzir chás na rotina é uma ótima maneira de complementar os benefícios na alimentação.
Os chás são ricos em antioxidantes, que combatem os radicais livres e protegem as células do nosso corpo. Eles também possuem propriedades anti-inflamatórias, digestivas e diuréticas, que podem auxiliar na prevenção de diversas doenças.

Entre os diversos tipos de chás existentes, o chá de hibisco se tornou um dos queridinhos e caiu no gosto popular.

Pode te interessar também: Alimentos inflamatórios: quais são eles?

Além de ser uma bebida deliciosa, o chá de hibisco se mostrou rico em várias propriedades benéficas e entre suas principais vantagens, destaca-se: 
Pressão arterial – o hibisco possui propriedades anti-hipertensivas, ajudando a relaxar os vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial. Estudos comprovam sua eficácia no controle da hipertensão leve a moderada.
Saúde do coração – o chá de hibisco contribui para a saúde cardiovascular de diversas maneiras:
– Reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom: ajuda a eliminar o colesterol LDL do corpo, diminuindo o risco de doenças cardíacas e aumenta o colesterol HDL, que protege as artérias e previne o acúmulo de placas de gordura.
– Previne a formação de coágulos sanguíneos: o hibisco possui propriedades anticoagulantes, que ajudam a prevenir a formação de coágulos sanguíneos e trombose.
Açúcar no sangue – pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo especialmente útil para pessoas com diabetes tipo 2.
Perda de peso – a planta pode auxiliar no processo de emagrecimento:
– Acelera o metabolismo: seu chá ajuda a aumentar a taxa metabólica, queimando mais calorias.
– Elimina toxinas: possui propriedades diuréticas, que ajudam a eliminar toxinas e a retenção de líquidos.
Antioxidantes – o hibisco é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce e doenças crônicas.
Alivia os sintomas da TPM – pode ajudar a aliviar os sintomas da TPM, como cólicas, inchaço e irritabilidade.
Melhora a digestão – possui propriedades digestivas, que ajudam a melhorar a digestão e reduzir a constipação.
Fortalece o sistema imunológico – o hibisco é rico em vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e previne algumas doenças.
Aumento de energia – o hibisco ainda é rico em vitaminas e minerais, que ajudam a aumentar a energia e disposição.
Melhora a saúde da pele e dos cabelos: e por fim, a planta ainda é rica em antioxidantes, que ajudam a melhorar a saúde da pele e dos cabelos.

É importante lembrar que cada pessoa possui características únicas e suas necessidades nutricionais podem variar, cada uma tem uma resposta individual a diferentes alimentos, sendo crucial observar como o corpo reage após a ingestão nesse caso do chá. O hibisco possui efeitos colaterais e contra indicações que devem ser levados em consideração. Devido à sua propriedade diurética, o consumo excessivo pode resultar na excreção excessiva de eletrólitos, os quais são nutrientes essenciais para o funcionamento adequado do organismo, compreendendo principalmente cálcio, potássio, sódio e magnésio – a deficiência dessas substâncias pode levar à desidratação.

🌺 Agora, se você quer experimentar ou diversificar o seu chá, AQUI vai uma listinha de sugestões de receitas.

Veja também

Tudo que você precisa saber sobr...

Existem algumas polêmicas com relação ao treinamento de musculação para mulheres. O professor Dr. Rodrigo Fenner, PhD esclarece nesse artigo!

Índice glicêmico

O índice glicêmico (IG) é um índice que mostra a resposta do aumento da glicemia após o consumo de determinado alimento.

O que faz um fisioterapeuta do e...

Um fisioterapeuta do esporte é responsável por avaliar, diagnosticar e tratar problemas físicos relacionados à prática de esportes.