Como evitar a curva do esquecimento e ir bem na hora da prova?
Postado em 18/04/2024 às 09h:00
A curva do esquecimento afeta a todos, mas os estudantes em especial podem ser o alvo preferido do acontecido. Descoberta em 1885 pelo Psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, reconhecido na área de estudos sobre a memória, ele a definiu como “período que levamos para esquecer as informações ou conhecimentos que adquirimos em um pequeno prazo”.
Certo, mas por que isso ocorre? Esse acontecimento é uma fase natural da nossa memória, não foi identificado nenhum problema ou falha para que isso aconteça, ou seja, nosso cérebro recebe muitas informações no dia a dia e para que não tenha uma sobrecarga, ele elimina aquilo que ele não considera como importante.
Se esse processo não acontecesse, poderia nos gerar alguns problemas psicológicos como: falta de atenção, falta de memória e cansaço psicológico, pelo fato do cérebro armazenar muitas informações.
Algumas características da curva do esquecimento são:
- Ela sempre acontece em ordem decrescente, portanto, os conhecimentos perdidos nem sempre são automaticamente recuperados.
- O processo de esquecimento é muito rápido, acontece quase que imediatamente, após 20 minutos da absorção do aprendizado, já é possível notar que perdemos um pouco das informações.
- No final do primeiro dia da informação adquirida, perdemos aproximadamente dois terços do que aprendemos.
Já que não tem como conter a curva do esquecimento, o segredo para “desviar” dela é fazer revisões dos conteúdos, para os estudantes essa é a melhor opção.
Rotina de revisões podem auxiliar a contornar a curva do esquecimento
Um grande aliado que pode auxiliar a lidar com a curva na hora dos estudos é a repetição espaçada. Hermann conseguiu mudar a maneira que acontece a memorização e ainda inspirou a criação de um método de estudo que até hoje é muito utilizado por estudantes e concurseiros de plantão.
Para colocar em prática a repetição das revisões, é preciso seguir 5 passos:
1° revisão: Logo após terminar a aula é recomendado fazer uma revisão, no máximo 20 minutos depois, aponte os pontos mais importantes sobre o tema.
2° revisão: Em 24 horas é possível perceber uma perda significativa do conteúdo, então é recomendado fazer uma revisão mais completa e detalhada, para que assim a informação possa ser absorvida com mais clareza pelo cérebro, a fixando com mais facilidade.
3° revisão: Após 7 dias é importante retomar o conteúdo novamente, para que ele permaneça em sua memória, essa revisão deve englobar todo o conteúdo, assim você estará fortalecendo a memorização.
4° revisão: Assim que completar 30 dias após a aula inicial, volte e revise, dessa maneira você estará garantindo que o conteúdo permanecerá ativo na sua mente.
5° revisão: Para finalizar o ciclo, de 30 em 30 dias é importante reservar ao menos 5 minutos do seu cronograma de estudos para rever o tema.
Agora ficou mais fácil estudar não é mesmo?! Algumas técnicas podem melhorar seu desempenho durante as aulas, entre elas, confira como fazer um mapa mental ou aprofunde mais seus conhecimentos e entenda como a Técnica de Feynman pode ser útil na sua rotina de estudos.