Manhã, tarde ou noite: Qual é o melhor horário para estudar?

Postado em 24/04/2024 às 09h:00

O melhor horário para se dedicar aos estudos é sempre uma incógnita, levando em consideração o cansaço diário que é prejudicial a qualidade do estudo, o período perfeito para cada pessoa pode mudar. 

Uns preferem estudar de manhã, quando a mente está descansada, outros preferem a noite, quando o ambiente está mais calmo e silencioso, mas isso pode variar de acordo com inúmeros fatores.

Na hora que sentamos para estudar os conteúdos das aulas é importante levar em conta a sua rotina, desgaste emocional, ritmo biológico, cronotipo, tempo disponível e a organização do local. Isso tudo pode parecer mero detalhe, mas na realidade esses pontos são fundamentais para que você consiga focar e se dedicar a esse momento de aprendizado. 

O importante é procurar pelo melhor horário que se adeque a sua rotina, para que a concentração e a produtividade sejam desenvolvidas. Então de início entenda que é preciso experimentar diversos horários diferentes.

Como definir o melhor horário para estudar? 

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a entender qual horário irá funcionar melhor para você, confira:

Entenda o seu cronotipo: Pesquise sobre o seu cronotipo para descobrir em qual período do dia você é mais produtivo. Uma forma de observar isso, é passar a reparar quando você se sente mais energizado ou disposto durante o seu cotidiano, isso irá tornar o processo mais prático. 

Se permita experimentar: Para começar a colocar em prática os horários, separe alguns dias para testar, assim é possível observar qual período funciona melhor para sua rotina e aprendizado.   

Fique atento a sua energia: Durante seu cotidiano preste atenção em que momento sua energia e concentração se encontram no auge, entenda que neste horário é o que você mais tem disposição para aprender. 

Se atente aos seus compromissos: É importante levar em consideração as suas responsabilidades, como: trabalho, família e relacionamento, esse detalhe é importante para que durante os estudos não haja interrupções e você consiga focar. 

Faça ajustes: Seja flexível, é importante entender que nem sempre o horário irá funcionar, imprevistos podem mudar o planejamento, mas não deixe isso se tornar um problema. 

Elabore uma rotina de estudos: Por fim, mas não menos importante, faça um cronograma de estudos, a organização e o planejamento são essenciais para a evolução do aprendizado, essa será uma forma de acostumar seu cérebro a se preparar sempre no mesmo horário. 

Agora não tem mais desculpa para evitar a hora dos estudos né?! E para quem busca evoluir ainda mais os conhecimentos, entenda mais sobre a Técnica de Feynman.

Veja também

O que é e como fazer jejum inter...

O jejum intermitente não se refere a uma dieta restritiva, mas sim a um padrão alimentar que cicla entre períodos de consumo e abstinência.

Estagnação na perda de peso

Há alguns fatores que justificam essa estagnação na perda de peso como as limitações no inquérito alimentar e diminuição da atividade física.

Entenda a importância dos medica...

A farmacoterapia no tratamento da obesidade pode ser considerada se os pacientes tiverem IMC de 30 kg/m² ou comorbidades relacionadas ao excesso de peso.