Professores da pós-graduação publicam artigo na Revista Sports Professores da pós-graduação publicam artigo na Revista Sports

Professores da pós-graduação da Faculdade UNIGUAÇU publicam artigo na renomada Revista Sports. Confira

Postado em 26/01/2024 às 09h:08

É com muito orgulho que anunciamos que os professores Drd. Fernando Maradona, Dr. Dahan da Cunha Nascimento PhD. e o Dr. Jonato Prestes PhD. publicaram um artigo na Revista Sports, sobre o tema: Treinamento, auxílios ergogênicos farmacológicos, desidratação e estratégias nutricionais durante a semana peak week em atletas fisiculturistas brasileiros.

O estudo foi publicado por pesquisadores e professores da pós-graduação de BodyBuilding Coach da Faculdade UNIGUAÇU no renomado periódico científico Sports em parceria com o pesquisador americano Ph.D Brad J. Schoenfeld. 

O diretor de expansão, Dr. Roberto Régis Ribeiro, Ph.D. enfatizou a dedicação dos professores ao esporte, à ciência e à arte de ensino.

“Como professores da Faculdade UNIGUAÇU vocês são pilares da educação e fontes de inspiração para todos os que têm o privilégio de cruzar no caminho de vocês. Como diretor de expansão, vejo em vocês o exemplo vivo da excelência que perseguimos em nossa instituição. Continuem a trilhar este caminho de realizações e sucesso, pois o futuro promissor que vocês estão construindo é um legado que beneficiará não apenas vocês mesmos, mas todos os estudantes e profissionais que seguem seus passos”.

Com o objetivo de descrever os protocolos de treinamento, uso de ergogênicos farmacológicos, desidratação e estratégias nutricionais durante uma semana chamada de peak week em atletas fisiculturistas e monitorar as mudanças que ocorrem ao longo deste período, 10 atletas fisiculturistas foram acompanhados durante a peak week e um dia após a competição. 

Para o autor principal do artigo, Drd. Fernando Maradona, o artigo teve como inspiração colocar algo palpável a nível científico para o esporte de atletas de fisiculturismo.

“O fisiculturismo tem crescido, mas as suas raízes são de forma empírica que ao longo do tempo foi agregando um envolvimento de pessoas e até no meio acadêmico que começaram a colocar em prova tudo aquilo que o fisiculturista deseja nos seus treinos. E era simplesmente empírico ou tinha algo dentro de uma ciência, e ao longo do tempo as publicações dos artigos dentro do fisiculturismo tem aumentado, com métodos de treinamento, sistemas de periodização, a parte de alimentação dos atletas, mas pela primeira vez foi publicado um artigo com atletas em competição com uma metodologia com protocolos de anabolicos na parte de alimentação e desidratação na semana que precede o campeonato, isso vai ajudar muito os treinadores que buscam mais conhecimento para tentar não errar durante o seu trabalho com esses atletas para que eles tenham informações precisas fundamentadas com o pé no chão para eles possam ter certeza e ajudar os atletas a alcançarem resultados além do esperado”.

Os resultados do estudo demonstraram que durante a peak week o uso de esteróides anabolizantes, diuréticos e outros auxiliares farmacológicos foi elevado entre os atletas, e a dose e a frequência foram semelhantes. Com isso, mesmo com o uso de doses suprafisiológicas de medicamentos, os fisiculturistas apresentaram redução dos níveis de massa magra, da taxa metabólica de repouso e dos níveis de massa gorda, possivelmente influenciada pela realização de elevados volumes de exercício aeróbico combinado com restrição energética dietética. Além disso, o estudo demonstrou que o treinador responsável pelos fisiculturistas padronizou o uso de esteróides anabolizantes, diuréticos e outros protocolos farmacológicos para todos os competidores.

“Nós gostaríamos que os leitores entendessem o que acontece em cada preparação no fisiculturismo, o que os atletas fazem durante o treinamento, dieta, parte hormonal e protocolos de desidratação para competição. Essa foi a ideia, mostrar cientificamente o que os atletas fazem para competir”, ressaltou o professor Dr. Jonato Prestes PhD. 

Para quem ama essa modalidade e quer ficar por dentro das pesquisas, o professor deixou uma sugestão. “Nós somos um dos únicos grupos de pesquisa no mundo que tem uma linha de pesquisa específica para fisiculturismo, os interessados devem ler nossos artigos e se aproximar da universidade que tem uma parceria com a Faculdade UNIGUAÇU que é a católica onde temos o programa de mestrado e doutorado e estamos conduzindo pesquisas com o fisiculturismo”, explicou Jonato. 

Vale ressaltar que o artigo teve a participação dos seguintes autores: Fernando Noronha de Almeida, Dahan da Cunha Nascimento, Ronaldo Ferreira Moura, Douglas Leão Peixoto, Wilson Max Almeida Monteiro de Moraes, Brad J. Schoenfeld, Ivo Vieira de Sousa Neto, Jonato Prestes. 

“Para a produção do artigo, nós tivemos a participação do Fernando Almeida que é o Maradona como o principal autor deste artigo porque é parte do doutorado dele na Universidade Católica de Brasília e eu como orientador dele e também a participação do professor Dahan que ajudou muito na sistematização dos dados, procedimentos estatísticos, uma visão sobre o artigo, onde nós tivemos a participação do americano Brad J. Schoenfeld que é muito destacado no mundo em relação à pesquisa e todos contribuíram significativamente para a escrita e concepção final do artigo”, ressaltou Jonato.

Deixamos registrado aqui nossa admiração aos professores que acreditam no poder da pesquisa para o ensino! 

Leia o artigo na íntegra AQUI, aproveita que o acesso é gratuito! 

Compartilhe:

Veja também

Já pensou em cursar Técnico em E...

O curso tem como objetivo, preparar o estudante para o mercado de trabalho que atualmente conta com uma alta taxa de empregabilidade...

Faculdade UNIGUAÇU entra como pa...

Mais um evento que retorna ao Arnold Sports Festival South America em 2023, o 4° Congresso de Gestão de Academia! Clique e confira mais!

Faculdade UNIGUAÇU celebra suces...

A Faculdade UNIGUAÇU está celebrando com muita satisfação o término do primeiro semestre do ano letivo, marcado por conquistas significativas e um compromisso contínuo com o conhecimento, propósito, desafio e ensino sem limites...