Setembro Amarelo | Pedir ajuda é sinal de força! Setembro Amarelo | Pedir ajuda é sinal de força!

Setembro Amarelo: Acadêmicas de Terapia Ocupacional da Faculdade UNIGUAÇU realizam dinâmica com colaboradores na Unidade de Cascavel

Postado em 26/09/2024 às 14h:04

Os colaboradores da Faculdade UNIGUAÇU tiveram uma tarde diferente na Unidade de Cascavel na última quarta-feira (25/09). As acadêmicas de Terapia Ocupacional promoveram uma dinâmica especial com os colaboradores em apoio à campanha Setembro Amarelo, voltada à conscientização sobre a prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental.

Durante a atividade, os participantes refletiram sobre a importância de cuidar da mente, fazer terapia e buscar apoio em momentos de dificuldade. As acadêmicas compartilharam informações sobre sinais de alerta e reforçaram a necessidade de um ambiente de trabalho acolhedor e atento à saúde mental de todos.

A professora responsável pelo projeto, Andreia Vogelmann, explicou a importância da ação ser realizada. “Nós estamos realizando essa ação para estender aos colaboradores da Unidade de Cascavel, a temática do Setembro Amarelo, promovendo a saúde mental no ambiente de trabalho, trazendo uma dinâmica e orientações para prevenção e bem-estar, assim os colaboradores constroem um ambiente mais leve e acolhedor, sendo que grande parte de nossos dias passamos no trabalho, então é muito importante”. 

Durante a dinâmica, os colaboradores recebiam uma mensagem, e tinham que escolher um colega de trabalho que representasse a mensagem. Foi um momento muito importante para os colaboradores reforçarem que não estão sozinhos e que podem contar com as pessoas que fazem parte da equipe. Como comenta a colaboradora, Ketlyn Sousa de Oliveira.

“Adorei participar da dinâmica, foi legal poder conhecer os gostos de algumas pessoas na primeira dinâmica e também na segunda, onde conseguimos expressar nossa gratidão e reconhecimento por quem admiramos como profissionais. Importante destacar também que dinâmicas como essas mostram que não estamos sozinhos e que sempre temos com quem contar”. 

A campanha reforça o papel crucial da Terapia Ocupacional na promoção do bem-estar emocional e na prevenção de doenças psicológicas, incentivando o diálogo aberto. 

Para a acadêmica de Terapia Ocupacional, Alana Gabriela Lipke Bonfante, é muito importante trabalhar sobre a saúde mental principalmente no trabalho.

“É um mês focado na causa, e a iniciativa da instituição em valorizar esse estágio que nós acadêmicas do curso realizamos é muito importante, porque é um momento de aprendizado pra gente, em que nós conseguimos interagir e fazer o bem para as pessoas, com as ações realizadas. O objetivo foi conscientizar sobre a saúde mental no trabalho e também a prevenção do suicídio, me sinto muito feliz e realizada por poder fazer parte deste projeto porque é um tema muito importante que está na vida de todo mundo e a gente tem um tabu ainda, para falar sobre isso”.

A Faculdade UNIGUAÇU ressalta a importância da Campanha Setembro Amarelo e apoia essa causa de conscientização contínua, lembrando que o diálogo sobre o tema deve ser constante ao longo de todo o ano, e que buscar ajuda é um ato de coragem e um sinal de força! 

Para as pessoas que querem e precisam conversar, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio do telefone: 188, chat ou e-mail. 

Compartilhe:

Veja também

Presença confirmada: Faculdade U...

O festival movimenta a região oeste do Paraná, tendo como característica uma programação única com artistas nacionais atraindo pessoas da região do Paraguai e Argentina.

O Agro que Integra e Fortalece: ...

Como costumamos dizer por aqui, o melhor evento agro da região está chegando e você não pode ficar de fora...

Como cuidar do pet na primavera?...

A primavera chegou e quem tem pet em casa deve redobrar a atenção aos cuidados com os animais de estimação...