Tem lançamento na área: Professor da Faculdade UNIGUAÇU escreve livro sobre Tutela de Urgência e Processo Estrutural
Postado em 29/03/2023 às 09h:58
Se você gosta de escrever, já deve ter se perguntado alguma vez: “E se eu escrevesse um livro?”. A notícia de hoje nos enche de respeito e admiração!
Nosso querido professor que é Especialista em Direito Aplicado, Mestre em Direito Processual e Cidadania e Doutorando em Função Social do Direito e Direito Empresarial, Ferdinando Scremin Neto que leciona as disciplinas de Direito Processual Civil, Direito Processual Penal e Teoria Geral do Processo no curso de Direito da Faculdade UNIGUAÇU lançou um livro focado para acadêmicos e operadores do Direito adquirirem mais conhecimento.
“Existe pouca doutrina sobre o tema. A ideia é pensar o processo civil “fora da caixa”, buscando soluções que a doutrina tradicional ainda não desenvolveu de forma suficiente e precisa. É preciso estimular o diálogo interinstitucional com vistas à obtenção de soluções concretas, duradouras e democráticas – algo que o processo tradicional não se preocupa. Este é, também, o tema da minha dissertação de mestrado em direito processual e cidadania que foi aprovado com nota 10”, explicou o professor e escritor Ferdinando sobre o objetivo do livro.
Confira a descrição da obra!
O processo estrutural encerra novas técnicas de resolução de litígios, guardando especial destaque nos conflitos coletivos. A experiência do autor na jurisdição agrária despertou o interesse em dissertar sobre as novas ferramentas processuais, incluindo elementos teóricos e práticos oriundos da atuação jurisdicional. Compreende-se a insuficiência do método tradicional e a necessidade de se revisitar os princípios e institutos do processo, com vistas a garantir maior efetividade na resolução dos conflitos estruturais, a partir da dinâmica do diálogo interinstitucional, fomentando-se a interlocução entre as partes e interessados, de modo a se obter a solução dialogada e construída das lides estruturantes, sem as amarras e vicissitudes do ativismo judicial, mas a partir de um vetor epistemológico de abertura semântica, plasticidade do pedido e do dispositivo, bem como por meio da implementação positiva de todo o ferramental introduzido a partir dessa nova visão de processo.
A análise das tutelas de urgência a partir dos vetores do processo estrutural exige destacada atenção às peculiaridades das questões de direito material e processual subjacentes ao litígio, com vistas a preservar o resultado útil do processo.
A Faculdade UNIGUAÇU se orgulha em poder contar com profissionais incríveis em seu corpo docente. Deixamos registrado aqui nossa admiração pelo professor.
Vale ressaltar que temos um exemplar exclusivo disponível na biblioteca de Direito no campus da faculdade. E que para garantir o livro basta clicar AQUI!