Raiva: prevenção é a chave, e a vacina é a resposta!
Postado em 29/09/2023 às 11h:30
O último caso confirmado no estado de São Paulo no início de setembro, de um cachorro que morreu diagnosticado com raiva, chamou a atenção de muitos tutores para reverem as carteirinhas de vacinação dos seus pets e verificarem se a vacina contra a raiva está em dia.
Por isso, o Hospital Veterinário UNIGUAÇU convida a todos a vacinarem seus pets contra a raiva e deixar o protocolo de vacinação em dia. Esta ação visa destacar a importância de proteger nossos pets e prevenir a propagação da raiva, uma doença viral fatal que pode ser transmitida aos seres humanos.
A raiva é uma ameaça séria e silenciosa que afeta tanto os animais quanto os humanos por se tratar de uma zoonose. Ela é transmitida principalmente pela mordida de animais infectados, com morcegos, raposas, gatos e cães sendo os principais portadores do vírus. Para evitar que nossos queridos companheiros de quatro patas contraiam essa doença mortal, a vacinação anual é fundamental.
O médico veterinário, professor, Drd. Alysson Ramalhais que é especialista em clínica médica veterinária ressaltou a importância da vacinação para os animais.
“Não existe tratamento para a raiva e sim prevenção por meio de medidas profiláticas como a vacinação anual do seu pet. Um animal infectado pode apresentar quadros de salivação excessiva, irritabilidade e quadros neurológicos”.
Além de proteger os pets, a vacinação contra a raiva também desempenha um papel fundamental na proteção da saúde pública. Quando um animal de estimação é vacinado, o risco de transmissão do vírus para os humanos é drasticamente reduzido. Isso é especialmente importante em áreas urbanas, onde o contato entre animais de estimação e pessoas é frequente.
“Podemos vacinar os animais a partir dos 4 meses de vida. Vale ressaltar que a vacinação é muito importante pois é a única forma de prevenir contra essa doença”, ressaltou o médico veterinário.
Portanto, lembre-se: vacinar seus animais de estimação contra a raiva não apenas os mantém seguros, mas também contribui para a saúde e a segurança de toda a comunidade. Faça a sua parte, proteja seus pets e ajude a erradicar essa doença perigosa.
Hospital Veterinário UNIGUAÇU
Caso precise atualizar a carteirinha de vacinação do seu animalzinho, o Hospital Veterinário UNIGUAÇU fica no Campus da Faculdade UNIGUAÇU na cidade de São Miguel do Iguaçu, na Rua Valentim Celeste Palavro, N° 985. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira: 08h às 12h e das 13h30 até 17h30 e aos sábados das 8h às 12h. Para mais informações entre em contato: (45) 3565-3037.
Acompanhe nossas redes sociais @hvu.uniguaçu | @faculdadeuniguacu