Alternar treinos de musculação X cardio funciona?
Postado em 26/08/2024 às 15h:15
Como incluir treinos de cardio na rotina de exercícios? É mais funcional realizar cardio antes ou depois da musculação? Diariamente ou em dias alternados?
A musculação, focada em levantar pesos e desenvolver a força, ajuda a aumentar a massa muscular, melhorar a densidade óssea e acelerar o metabolismo. Por outro lado, o treino cardiovascular, como corrida ou ciclismo, é ótimo para melhorar a saúde do coração, aumentar a capacidade pulmonar e queimar calorias.
Ao combinar esses dois tipos de exercício, você não só maximiza seus resultados físicos, mas também mantém seu regime de treinos variado e interessante. Um modelo que caiu no gosto popular é o chamado treino 3×2, que consiste em três dias de musculação e dois de cardio. Isso permite que os músculos tenham tempo de recuperação enquanto você continua a melhorar sua resistência e saúde cardiovascular. Além disso, essa abordagem pode ajudar a evitar o tédio e a manter a motivação em alta, resultando em um treino mais completo e prazeroso.
Mas, será que o treino 3×2 é eficaz? Segundo nossos professores não há uma fórmula universal para o treino ideal. Algumas pessoas podem precisar realizar musculação com mais frequência para obter hipertrofia, onde, em geral, os músculos devem ser trabalhados a cada dois dias para permitir o processo inflamatório e a recuperação.
O professor Dr. Rodrigo Fenner, coordenador dos cursos de Biomecânica e Cinesiologia e Fisioterapia Esportiva acredita que o treino 3×2 pode ser eficaz dependendo do tipo de musculação realizado e da disponibilidade de tempo do praticante. “Intercalar treinos de resistência e cardiovasculares pode ser uma boa estratégia para evitar a monotonia, mas outras abordagens, como combinar musculação e cardio no mesmo dia, também são viáveis”, afirma.
Em relação ao emagrecimento, ao contrário do que muitos pensam, os exercícios cardiovasculares não são necessariamente mais eficazes do que a musculação. O professor PhD. Jonato Prestes coordenador da pós-graduação em Fisiologia do Exercício explica que os resultados em termos de queima de calorias são semelhantes, desde que o gasto energético seja igual, observando que a musculação também pode aumentar a queima de calorias nos dias seguintes. Mesmo com cardio de baixa intensidade, é possível emagrecer com uma dieta adequada e restritiva em calorias. No entanto, o exercício aeróbico de baixa intensidade oferece benefícios cardiovasculares limitados, de acordo com Prestes.
Lembrando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 minutos de exercícios de intensidade moderada (30 minutos por dia, por exemplo) ou 75 minutos de exercícios de alta intensidade por semana.
Pode te interessar também: Método Rest-Pause: o que é e como fazer?