Análise do afundo e búlgaro para o quadríceps
Postado em 27/11/2024 às 09h:45
As atividades físicas são comprovadamente fundamentais em busca da qualidade de vida, pois ajudam no equilíbrio entre a prevenção de doenças e promoção do bem-estar.
Dentre as diversas atividades existentes, a musculação, em particular, oferece uma série de benefícios que vão muito além do desenvolvimento muscular. Quando incorporamos a musculação em nossa rotina de exercícios, estamos fortalecendo não apenas nossos músculos, mas também os ossos, ligamentos e tendões, promovendo desde uma postura melhor à aumento da resistência física. Além disso, a musculação contribui para a perda de peso, acelerando o metabolismo e ajudando a queimar calorias de forma eficaz.
Em um programa de treinamento de musculação, existe uma diversidade de exercícios para trabalhar os diferentes músculos do corpo – porém, a escolha desses exercícios deve ser adaptada de acordo com os objetivos individuais – seja para aumento de força, ganho de massa muscular, melhora da resistência ou simplesmente manter a saúde em dia.
Pode te interessar também: Aquecimento para treino de quadríceps
A pós-graduação em Bodybuilding Coach da Faculdade UNIGUAÇU tem o prazer de oferecer uma aula 100% gratuita para impulsionar seus treinos!
A combinação estratégica de diferentes exercícios torna o treino de musculação um método versátil e eficaz para atingir uma série de metas. Entre inúmeros exercícios, os focados para membros inferiores figuram entre os mais populares, por esse motivo, separamos aqui um conteúdo especial focado em uma análise detalhada sobre os exercícios “afundo” e “búlgaro” para o quadríceps.
O que é o afundo? O afundo é um exercício unilateral que trabalha os glúteos de forma isolada. Existem algumas variações do movimento, como o afundo tradicional, o afundo com rotação e o afundo em pé, podendo ser realizado com halteres ou apenas com o peso corporal.
Já o búlgaro ou agachamento búlgaro é um exercício unilateral excelente para trabalhar os músculos da parte inferior do corpo, com ênfase principal nos glúteos e no quadríceps da perna que está realizando o movimento. Ele é um exercício composto, o que significa que trabalha diversos grupos musculares ao mesmo tempo, além de melhorar o equilíbrio e a propriocepção.
Assista a esse vídeo com uma análise aprofundada dos movimentos e tire suas dúvidas sobre a execução.
O professor Alex Souto, PhD, é um dos principais pesquisadores na área de treinamento de força para alta performance, prevenção de lesões e reabilitação do país.
Lembre-se de que o recomendado é consultar um especialista antes de iniciar qualquer programa de exercícios, especialmente se você tiver alguma condição médica pré-existente, eles podem fornecer orientações personalizadas com base em suas necessidades e objetivos individuais!
Sugestão de leitura complementar: Exercícios essenciais para quadríceps