Exercícios aeróbicos para fazer em casa | Uniguaçu Exercícios aeróbicos para fazer em casa | Uniguaçu

Exercícios aeróbicos para fazer em casa

Postado em 28/05/2024 às 11h:40

Você sabe o que são os exercícios aeróbicos?
O termo “aeróbico” refere-se à utilização de oxigênio no processo de geração de energia durante a prática de atividades físicas de intensidade moderada a alta. Basicamente, durante a realização de exercícios aeróbicos, o coração, os pulmões e os músculos trabalham mais intensamente para atender às demandas de energia do corpo.

Para aqueles que buscam se exercitar e preservar o bem-estar, essa é uma ótima opção de atividade física pois pode muito bem ser realizada em casa, sem a ajuda de aparelhos geralmente encontrados somente dentro das academias.

Quer uma ajudinha para saber quais exercícios podem entrar nessa lista? Aqui estão alguns exemplos de exercícios aeróbicos para adotar na sua rotina.

Pular corda: sim, aquela atividade que lembra as brincadeiras de criança e pode ser praticada em casa. Para isso, é preciso apenas um espaço livre, um tênis confortável para amortecer o impacto e, claro, uma corda.
Subir e descer escadas: é um exercício simples e eficaz que pode ser realizado em qualquer lugar com uma escada disponível.
Step: o step é um exercício aeróbico que ajuda a perder peso, secar a barriga, aumentar a força e a resistência muscular das pernas, além de trabalhar o equilíbrio e a coordenação. Faça movimentos de subir e descer da plataforma, exercícios coreografados, movimentando braços de forma a trabalhar a parte superior do corpo também.
Agachamento com ou sem halteres: fique em pé com as pernas afastadas na linha do quadril e posicione os halteres sobre os ombros. Agache projetando o quadril para trás e suba estendendo os joelhos e empurrando os halteres para cima. Sem pausa, faça por 30 segundos e repita os movimentos em três séries.
Polichinelo: lembra daquele exercício que você fazia nas aulas de educação física? Ele voltou. Por não exigir equipamentos, o polichinelo pode ser feito em qualquer lugar, inclusive em ambientes fechados.
Caminhada: é um exercício de baixo impacto que pode ser realizado por pessoas de todas as idades e condicionamentos físicos.
Corrida estacionária: a corrida estacionária pode ser executada de duas maneiras: saltando com os joelhos elevados, o que trabalha os músculos das pernas, como quadríceps, glúteos e panturrilhas, ou correndo com os calcanhares em direção ao glúteo, o que simula ainda mais o movimento da corrida na rua e envolve os músculos das pernas e do core.
Dançar: é uma ótima forma de se exercitar e se divertir ao mesmo tempo. A prática dessa atividade física é benéfica para melhorar o equilíbrio, aliviar o estresse e promover a saúde mental.

Lembre-se, ao escolher exercícios para realizar em casa, é importante considerar o seu nível de condicionamento físico e os seus objetivos.
Se você é iniciante, comece com exercícios de baixo impacto e aumente a intensidade gradualmente. Se você já tem um bom condicionamento físico, pode optar por exercícios de maior impacto.

Aqui estão algumas dicas para realizar exercícios aeróbicos com segurança:
✔️ Comece com um aquecimento de 5 a 10 minutos
✔️ Realize exercícios em um ritmo confortável
✔️ Pare se sentir dor
✔️ Hidrate-se bem antes, durante e depois dos exercícios.

Pode te interessar também: Exercícios com o peso do corpo

Compartilhe:

Veja também

Por que é tão importante cuidar ...

O cuidado com a saúde mental é um dos principais aspectos da vida que garante o bem-estar e aumentam a qualidade de vida de modo geral.

Treinamento Funcional: a ativida...

O Treino Funcional é um método de treino que visa desenvolver o corpo de forma integrada, trabalhando diferentes grupos musculares.

Tudo sobre glicogênio

O glicogênio nada mais é do que a junção de muitas moléculas de glicose, de uma forma mais compacta e, de certa forma, "inteligente".