Existe suplemento que reduza o desejo por doce? | Uniguaçu Existe suplemento que reduza o desejo por doce? | Uniguaçu

Existe suplemento que reduza o desejo por doce?

Postado em 13/06/2024 às 10h:15

O desejo é a junção de diversos componentes relacionados à esfera fisiológica, afetiva, sensorial e ambiental, logo, o desejo em seu sentido mais primitivo reflete na relevância que aquele estímulo possui, seja por uma falta, seja por uma vantagem, porém, atrelado a uma história que corresponde um resultado bem-sucedido.

Essas variações orgânicas que inclinam o organismo a desejar algo é fruto de uma história de aprendizagem com complexas associações e pareamentos que sinalizam a relevância daquele alimento, não podendo ser resolvido com um suplemento, tendo em vista as impossibilidade deste ter algum potencial efeito que consiga contemplar todos esses processos que implicam no fenômeno de desejo por algum alimento.

O que se trabalha na clínica são mudanças nas variáveis que possam favorecer a maior incidência desses desejos, como redução da exposição dos alimentos desejados, bem como redução da vulnerabilidade do indivíduo, passando longas horas sem se alimentar, por exemplo.

Leia também: Pode comer doce de pós treino?

Algumas medicações para obesidade também exercem supressores nos desejos, pois atuam de forma sistema e central exercendo um forte efeito na supressão do apetite, nesse caso, a redução do desejo não só pelo alimento desejado, mas qualquer alimento disponível.

No caso da suplementação de cromo, faseolamina, triptofano, etc., não tem qualquer efetividade sobre os desejos por doces, pois não há evidências que respaldam seus efeitos em ensaios clínicos e a lógica mecanicista é extremamente frágil, limitando qualquer inferência sobre o metabolismo da glicose e sua suposta ligação com a vontade de doce, sendo essa justificativa um contorcionismo argumentativo bastante fantasioso.

Portanto, há estratégias que podem ser trabalhadas quanto aos desejos por alimentos mais palatáveis, porém, parte delas se dá pelo desenvolvimento da capacidade de aprender a lidar e conviver com os desejos sem ceder a eles. Caso continue a buscar estratégias de fuga, paradoxalmente o desejo tende a se acentuar, onde nenhum suplemento poderá ajudar ou fazer qualquer milagre enquanto a medida de intervenção continuar inadequada.

Escrito por: Michael Alexandre dos SantosNutricionista CRN: 51587

Você é profissional da nutrição? Chegou a hora de atualizar seus conhecimentos e impulsionar sua carreira!

Compartilhe:

Veja também

Entendendo a seletividade alimentar

A seletividade alimentar refere-se a condição de algumas pessoas em selecionar certos alimentos e recusar outros.

Biomecânica: o que é, atribuiçõe...

A biomecânica possibilita uma compreensão abrangente e interpretação de resultados relacionados ao movimento do corpo humano.

Erros comuns de iniciantes na ac...

Veja alguns dos erros mais comuns cometidos por iniciantes na academia e como evitá-los para aproveitar ao máximo a sua experiência fitness.