Uso da oxandrolona e fertilidade | Uniguaçu Uso da oxandrolona e fertilidade | Uniguaçu

Uso da oxandrolona e fertilidade

Postado em 21/01/2025 às 15h:15

A oxandrolona é um esteróide anabolizante cada vez mais comum para resultados estéticos em mulheres, mas é o mais indicado? A oxandrolona é um derivado da testosterona, o que significa que sua administração aumenta os níveis de hormônios androgênicos no corpo feminino. Esse aumento pode causar uma série de efeitos sobre o sistema reprodutivo e hormonal da mulher. Vamos conversar sobre três deles.

O primeiro é que ela pode inibir a produção de hormônios essenciais, como o estrogênio e a progesterona, necessários para o ciclo menstrual e a ovulação. A redução desses hormônios pode levar a alterações no ritmo menstrual, como ciclos irregulares ou até mesmo a ausência de menstruação.

A Faculdade UNIGUAÇU tem o prazer de oferecer uma aula 100% gratuita com a professora Dra. Tatiany Faria – PhD para impulsionar seus conhecimentos sobre uso de esteroides em mulheres.

Aula Taty Faria

Ainda sobre ciclo menstrual, vem o segundo ponto: o uso pode levar à ausência de menstruação ou ciclos menstruais extremamente irregulares, alterações que afetam a capacidade reprodutiva da mulher. A irregularidade menstrual, se não tratada, pode gerar consequências a longo prazo.

O terceiro apontamento é que o desequilíbrio hormonal causado pela oxandrolona pode prejudicar a maturação dos óvulos, reduzindo sua qualidade. A quantidade também pode ser afetada, ou seja, o uso prolongado pode significar uma redução precoce da fertilidade. Com o tempo, o seu uso contínuo pode comprometer a capacidade reprodutiva tornando mais difícil a concepção. Por isso, é fundamental monitorar os efeitos do tratamento e discutir alternativas com um profissional de saúde, especialmente em mulheres que planejam ter filhos no futuro.
Embora seus resultados estéticos sejam atraentes, os riscos para a saúde não devem ser ignorados.

Conteúdo em colaboração com a Dra. Tatiany Faria – PhD | Professora | Pesquisadora 

Conheça nossa Pós-Graduação em Hormonização, Nutrição e Treinamento Feminino

Com a Pós-graduação em Hormonização, Nutrição e Treinamento Feminino você aprenderá o passo a passo para elaborar treinos exclusivos, planejar dietas para saúde, beleza e performance, compreender as alterações hormonais, dominar a montagem de protocolos para melhorar a estética e muito mais em mais de 20 disciplinas. 

Leia também: Eleve sua carreira fitness para outro patamar

Compartilhe:

Veja também

Tudo sobre glicogênio

O glicogênio nada mais é do que a junção de muitas moléculas de glicose, de uma forma mais compacta e, de certa forma, "inteligente".

Campeonato Mr. Olympia: Saiba ma...

Entre os eventos mais renomados do fisiculturismo está o Mr. Olympia, um campeonato que se tornou um dos maiores no cenário.

Treinar em jejum emagrece mais?

A premissa de treinar em jejum é a promoção de uma maior queima de gordura durante a atividade física, mas, será que isso funciona mesmo?