Enem 2024: MEC publica e divulga datas, pedido de isenção e valor da inscrição do exame
Postado em 16/05/2024 às 10h:44
O Ministério da Educação (MEC) publicou por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Já é possível conferir o cronograma e as regras da prova de 2024. As inscrições estarão liberadas a partir do dia 27 de maio, até o dia 07 de junho, e a prova acontecerá nos dias 03 e 10 de novembro.
O valor da inscrição é de R$85,00 que pode ser paga até o dia 12 de junho, por meio das seguintes formas de pagamento: pix, boleto bancário, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança. Para pagar via pix, no boleto será disponibilizado um qr code, onde o acesso é rápido e prático.
“O ENEM é a porta de entrada para as faculdades públicas e particulares, a nota serve como forma de ingresso nas Instituições de Ensino. Quem realiza a prova pode concorrer a bolsas de estudos parciais de 50% do valor da mensalidade ou de 100% bolsa integral no ProUni, diante disso, essa é a principal forma de obter benefícios no ensino superior.” Explica Vagner Rupp, Diretor Acadêmico da Faculdade UNIGUAÇU.
O Inep divulgou na segunda-feira, 13 de maio, os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição, às pessoas interessadas podem conferir na página do participante o resultado.
O órgão também disponibilizou os resultados das justificativas de ausência, que se trata de quem não compareceu nos dois dias de prova no ano de 2023, para que assim essas pessoas tenham o direito de fazer a prova neste ano sem precisar pagar a taxa de inscrição novamente. Com isso, o período para realizar esses recursos é somente até sexta-feira (17).
Vale ressaltar que a aprovação da isenção e da justificativa de ausência não significa que automaticamente a inscrição está realizada e finalizada, por isso, é necessário se inscrever mesmo que esses processos estejam aprovados, para assim, participar da prova.
Quem tem direito de fazer o Enem de graça?
Estudantes que estão matriculados no 3° ano do ensino médio no ano de 2024 em escola pública. Quem estudou todo o ensino médio em escola pública ou que fez parte da rede privada de ensino como bolsista integral. Também pessoas em condições de vulnerabilidade socioeconômica, um exemplo disso são as famílias de baixa renda com registro do Cadastro Único (CadÚnico), que fazem parte dos programas sociais do governo federal.