Medicina do Estilo de Vida: Faculdade UNIGUAÇU lança pós-graduação para aprimorar carreira de profissionais da área da saúde
Postado em 15/05/2024 às 17h:23
Com professores renomados e disciplinas voltadas a esclarecer, direcionar e tornar o atendimento humanizado e completo
Sucesso nos Estado Unidos, a Medicina do Estilo de Vida (MEV) é amplamente difundida pela Universidade de Harvard há duas décadas. No Brasil, o curso vem conquistado adeptos há aproximadamente cinco anos e tem ajudado a mudar a vida de muitas pessoas.
A Medicina do Estilo de Vida trata-se de uma abordagem da medicina que se concentra não apenas no tratamento de doenças, mas também na prevenção, promoção de saúde e na melhoria da qualidade de vida através de mudanças nos hábitos de vida. Essa abordagem reconhece que muitas doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2, obesidade e certos tipos de câncer, estão intimamente ligadas aos estilos de vida das pessoas.
A MEV é baseada em seis pilares: exercício físico, sono, manejo do estresse, controle do consumo e uso de substâncias tóxicas, a nutrição, a valorização das relações pessoais, sejam elas pessoais ou profissionais. Desenvolvida para profissionais que buscam melhorar e humanizar o atendimento ao cliente ou paciente, a Faculdade UNIGUAÇU acaba de lançar a pós-graduação em Medicina do Estilo de Vida.
Coordenada pelo médico, Dr. Márcio Bacci, e pela Bruna Bacci, o curso conta com profissionais que são referência em suas áreas, entre eles estão: Alexandre Arraes (médico), Luciano Reges (cardiologista), André Rizzuti (médico), Mauro Guiselini (doutor em Educação Física), Thiago Trindade (doutor em Educação Física), Vânia Assaly (médica), Bruna Bacci (especialista em Direito Médico), Claudia Rietter (psicóloga), Bruna Kuperman (médica), Michael Alexandre (nutricionista), Andreza Ribeiro (mestre em Direito Econômico e Financeiro), Caio Bonadio (psiquiatra), Fernanda Sayuri (Terapeuta oriental), Guilherme Romano (mestre em Ciências da Saúde e abordará o tema meditação e Yoga), Vanessa Melo (mestre em nutrição), Lucas Arbex (pediatra), Alessandro Silveira (doutor em Ciências Médicas) e Daniel Alveno (doutor na área da saúde que abordará sobre Cuidados Paliativos)
A receita para uma vida longa e saudável parece óbvia, então, por que observamos tendências contrárias na saúde global? Estudos indicam que as gerações futuras podem enfrentar expectativas de vida menores do que as de seus antecessores – uma reversão alarmante depois de séculos de progresso. Esses fatos acabam destacando ainda mais a importância da Medicina do Estilo de Vida.
“Nosso objetivo é auxiliar os profissionais que estão no mercado e querem mudar o patamar de suas carreiras, mantendo-os atualizados com conteúdos de qualidade, embasamento científico e por professores que estão na área compartilhando suas experiências. Vamos capacitar os alunos a implementar intervenções eficazes no estilo de vida que previnam doenças crônicas e melhoram significativamente a longevidade e a qualidade de vida de seus pacientes. Junte-se a nós nessa jornada em direção a um futuro mais saudável e pleno”, observa Dr. Márcio Bacci, coordenador e professor do curso de Medicina do Estilo de Vida da Faculdade UNIGUAÇU.
A pós-graduação em Medicina do Estilo de Vida vai auxiliar os alunos a terem uma nova perspectiva sobre o cuidado e da linha tênue entre a vida e morte, ampliando o conhecimento para tornar o processo de cuidados com a saúde uma jornada mais segura e saudável.
As disciplinas abordadas no curso proporcionam, ao profissional de saúde, conhecimento integrado com informações atualizadas sobre nutrição comportamental, medicina do sono, nutrição e neurodesenvolvimento na pediatria, exercício físico para grupos especiais (crianças, adolescentes e sedentários), microbiota e longevidade, equilíbrio emocional e estresse, substâncias de risco e interação ambiental, dieta mediterrânea e longevidade, conexões sociais e burnout – Psicologia aplicada à clínica médica, obesidade, aspectos da saúde ginecológica e urológica, estilo de vida e doenças cardiovasculares, oncologia e promoção de saúde, gerenciamento de clínicas e carreiras e cuidados paliativos, e muito mais.
A disciplina do pediatra Dr. Lucas Arbex vai abordar os temas nutrição e o neurodesenvolvimento. O professor vai detalhar como é o desenvolvimento cerebral e suas conexões, desde a vida intrauterina até a maturação cerebral e como podemos (e devemos) otimizar esse desenvolvimento com nutrição e suplementação adequadas.
“Falo de dieta, mas também de como se nutrir com boas informações, alerto sobre o uso exagerado e a dependência digital tão comum entre as nossas crianças e adolescentes. Os alunos terão contato com as referências mais recentes da literatura médica e irão se apaixonar pelo tema (eu sou apaixonado). A pós-graduação de Medicina do Estilo de Vida vai impactar na carreira dos profissionais, pois traz uma visão global e, ao mesmo tempo, profunda, de temas extremamente atuais e relevantes na área médica. Ao conhecer o desenvolvimento cerebral e sua modulação nutricional, o aluno pode mudar seus hábitos e de seus pacientes/clientes e atingir melhores resultados”, relata Dr. Arbex.
O corpo humano é uma máquina e requer cuidados para não perder a capacidade de desempenhar as atividades do cotidiano. Cuidar da saúde é uma necessidade constante e para isso é fundamental monitorar o funcionamento do organismo e se necessário recalcular a rota, mudar hábitos, incluir exercícios e cuidar da saúde mental. É importante estar atento aos sinais enviados pelo corpo de que algo está errado para evitar que ocorra um colapso ou que algo fácil de tratar se agrave. Para alcançar a longevidade é preciso adotar um novo estilo de vida e abandonar velhos hábitos. A saúde é uma condição que está diretamente relacionada aos hábitos de vida de cada pessoa.
Texto escrito por: Fernanda Sene
Revisão de conteúdo e publicação: Talita Szidlovski