Quais os benefícios do agachamento?
Postado em 24/04/2024 às 16h:28
Um dos mais populares exercícios para membros inferiores e frequente motivo de estudos, o agachamento é um exercício completo e multifuncional que ficou popularizado por oferecer diversos benefícios para a saúde e o condicionamento físico, incluindo o fortalecimento simultâneo de vários grupos musculares, aumento de força, potência e resistência.
O agachamento é funcional, ou seja, a base de inúmeros movimentos do dia a dia, tem uma atuação poderosa e pode proporcionar os seguintes benefícios:
Fortalecimento muscular: o agachamento trabalha diversos grupos musculares, principalmente dos membros inferiores, como quadríceps, glúteos, isquiotibiais e panturrilhas. Ele também ativa os músculos do core, abdome e lombar, proporcionando mais força e estabilidade para o corpo.
Queima de calorias: o agachamento é um exercício que exige bastante energia, o que o torna um ótimo aliado para quem busca queimar calorias e perder peso. Além disso, ele pode aumentar o metabolismo basal, ajudando a manter a queima de calorias mesmo em repouso.
Prevenção de lesões: o fortalecimento dos músculos e articulações proporcionado ajuda a prevenir lesões, principalmente nos joelhos, tornozelos e coluna vertebral. Isso é importante para quem pratica esportes ou atividades físicas com impacto.
Melhora da postura: ajuda a fortalecer os músculos da coluna vertebral e do core, o que contribui para a melhora da postura corporal. Isso pode reduzir dores nas costas, prevenir problemas posturais e proporcionar uma postura mais ereta e elegante.
Aumento da densidade óssea: o agachamento é um exercício de impacto que ajuda a aumentar a densidade óssea, prevenindo doenças como osteoporose, especialmente importante para mulheres após a menopausa.
Melhora do condicionamento físico e atlético: ele também trabalha o sistema cardiovascular e respiratório, aumentando a resistência e o fôlego. É um exercício funcional que melhora a capacidade de saltar, correr, agachar e levantar objetos pesados, o que pode melhorar o desempenho em várias atividades físicas e esportivas.
Hipertrofia: com a adição de carga progressiva, o agachamento promove o crescimento muscular, definindo e tonificando os músculos das pernas e glúteos. Isso pode resultar em um corpo mais forte, estético e com melhor performance em outras atividades físicas.
Qualidade de vida: o agachamento pode melhorar a qualidade de vida em geral, prevenindo lesões, melhorando a autoconfiança, e aumentando a capacidade de realizar atividades treinadas, e como todo exercício físico auxilia a reduzir o estresse, a ansiedade e os sintomas da depressão.
Mas lembre-se, é fundamental que o agachamento, embora seja um exercício simples, seja realizado sob a supervisão e orientação de um profissional para permitir a correção do movimento, se necessário, e reduzir o risco de lesões. Procure um educador físico para te orientar sobre a técnica correta e te ajudar a montar um treino adequado para seus objetivos.
Pode te interessar também: Exercícios para fortalecer o joelho