Whey Protein engorda?
Postado em 11/10/2024 às 10h:00
Os suplementos alimentares podem ser ótimos recursos e seu uso é bastante difundido por aqueles que buscam um estilo de vida saudável – atletas profissionais e amadores suplementam para aprimorarem desempenho nos treinos também. E quando se fala em suplementação um dos mais conhecidos e utilizados é o whey protein.
Whey protein é uma proteína derivada do soro do leite amplamente utilizado por pessoas que buscam aumentar a ingestão do aminoácido. Porém, devido a sua popularidade, alguns mitos surgiram em relação ao seu consumo.
Uma das crenças mais conhecidas é a de que ele causa ganho de peso, pois é muito utilizado para o auxílio do crescimento muscular.
Vamos lá, se você consumir whey protein sem considerar a quantidade total de calorias que está ingerindo, poderá haver um excesso calórico e, eventualmente, levar ao ganho de peso. No entanto, é necessário entender que esse tipo de proteína não causa esse aumento por si só. O ganho ou perda de peso é determinado pelo equilíbrio entre as calorias consumidas e as calorias gastas.
A proteína de soro de leite é uma fonte de aminoácidos de alta qualidade, o que pode ajudar no desenvolvimento muscular e na recuperação após o exercício físico, mas apenas se for consumida dentro de um plano alimentar adequado.
Quando consumido em grandes quantidades e de maneira inadequada, o Whey Protein pode, de fato, resultar em ganho de peso. Isso ocorre porque seu objetivo principal não é o emagrecimento, mas sim o aumento da quantidade de proteínas no corpo, resultando no desenvolvimento da massa muscular.
Para alcançar os objetivos corretos, o suplemento pode ser ingerido cerca de duas vezes ao dia e em quantidades controladas, de acordo com as necessidades individuais de cada organismo.
Atualmente, os nutricionistas concordam que devemos priorizar alimentos nutritivos na maior parte do tempo, mas também é saudável consumir alimentos que gostamos e que temos vontade. Dizer que um alimento, bebida ou suplemento engorda é geralmente um grande equívoco. O ganho de peso está relacionado à falta de equilíbrio no consumo e estilo de vida.
Nesse sentido, se o Whey Protein for integrado a uma rotina equilibrada e combinado com exercícios físicos, ele não será um contribuinte para o ganho de peso.
E como sempre, é recomendado consultar um profissional de saúde, como um nutricionista, para obter orientação personalizada, equilibrar a ingestão calórica total e adequar o consumo às necessidades individuais de acordo com cada objetivo.
CONTRAINDICAÇÕES:
Existem restrições para o consumo de whey protein.
Indivíduos com alergia à proteína do leite devem evitar consumir esse suplemento.
Pessoas que apresentam problemas hepáticos ou insuficiência renal devem procurar orientação médica antes da ingestão.
Quer saber mais sobre o que é o Whey Protein e para que serve? Clique AQUI!