Ejaculação retardada: o que é, causas e tratamento
Postado em 06/06/2023 às 16h:08
As disfunções sexuais são um assunto pouco abordado e discutido, embora sejam muito mais comum do que se possa imaginar. Quando se fala sobre ejaculação, geralmente se pensa imediatamente na ejaculação precoce. No entanto, você sabia que também existe a ejaculação retardada?
A ejaculação tardia, também conhecida como ejaculação retardada ou é um distúrbio sexual masculino que se caracteriza pela dificuldade persistente ou recorrente de atingir o orgasmo e ejacular, mesmo em situações de estimulação sexual adequada.
Essa condição, diferente da ejaculação precoce – em que ocorre a ejaculação antes do desejado – pode resultar em frustração e insatisfação sexual tanto para o indivíduo afetado quanto para seu parceiro ou parceira.
Devido às várias causas relacionadas a essa disfunção, os médicos geralmente solicitam exames para investigar condições metabólicas e hormonais, a fim de descartar outros problemas de saúde que possam estar contribuindo para a condição.
Além disso, exames neurológicos também podem ser solicitados para avaliar a presença de neuropatias associadas.
Pode te interessar também: Síndrome dos ovários policísticos (SOP) e fertilidade
Ainda não se tem um conhecimento completo sobre suas causas, mas acredita-se que possa estar relacionada a fatores clínicos, culturais e psicológicos, tais como:
🎯 Fatores hormonais
Desequilíbrios hormonais, como níveis reduzidos de testosterona, podem influenciar na função sexual e causar ejaculação tardia.
🎯 Problemas neurológicos
Danos nos nervos que controlam a ejaculação, como lesões da medula espinhal ou condições como esclerose múltipla.
🎯 Efeitos colaterais de medicamentos
Alguns medicamentos, como antidepressivos e medicamentos para hipertensão, podem afetar o tempo necessário para ejacular.
🎯 Fatores relacionados ao estilo de vida
O uso excessivo de álcool, drogas ilícitas ou tabaco, bem como o abuso de pornografia, podem contribuir para a ejaculação tardia.
🎯 Fatores psicológicos
A ansiedade, o estresse, a depressão e outros distúrbios psicológicos também podem interferir no desempenho sexual e contribuir no quadro.
Acompanhe neste vídeo uma breve explicação do nosso professor e médico Dr. Marcio Bacci – CRM-SP 100866
Possíveis abordagens para o tratamento
Existem diferentes abordagens para o tratamento da ejaculação retardada.
É importante destacar que a escolha da abordagem dependerá das causas subjacentes e das necessidades individuais de cada pessoa.
De terapia psicológica, ajustes de medicamentos, tratamento hormonal e estimulação sexual direta, vale frisar a importância em buscar ajuda médica e discutir abertamente o problema com o parceiro ou parceira.
Com a compreensão adequada das causas implícitas e o suporte apropriado, é possível superar a ejaculação tardia e restaurar a satisfação sexual.
Quer aprender mais sobre esse tipo de conteúdo?
Conheça as especializações da Faculdade UNIGUAÇU e estude com os melhores cursos na área de saúde e fitness do país.
Pós-Graduação em Medicina do Esporte
Com um corpo docente altamente qualificado, nossa pós-graduação é coordenada pelo Dr. Márcio Bacci, uma das autoridades máximas dentro da Medicina esportiva no país junto com um time de professores PhDs, Doutores, Mestres e Especialistas.
Para mais informações, fale com um dos nossos especialistas clicando AQUI!
Você acaba de ganhar um SUPER DESCONTO para se especializar em um dos nossos cursos de Pós-Graduação.
Fale agora com nossos consultores clicando no cupom e tire todas suas dúvidas!