4 exercícios para o abdômen

Postado em 15/03/2025 às 08h:00

Quem não gostaria de ter aquele abdômen definido, popularmente conhecido como “tanquinho”? Pois bem, em um primeiro momento saiba que a definição abdominal ocorre quando se reduz a gordura na região e se fortalece a musculatura, e para manter esses resultados, é essencial seguir uma rotina consistente de exercícios físicos e uma alimentação adequada.
Algumas áreas do corpo, como o abdômen, apresentam maior dificuldade na perda de gordura devido ao acúmulo de tecido adiposo e o treino abdominal deve ser realizado regularmente, pelo menos três vezes por semana, para alcançar os melhores resultados.

Como realizar um bom treino de abdômen?

Para começar, comece com um aquecimento de 5 a 10 minutos. Caminhe, corra ou faça alguns alongamentos para preparar o corpo para o exercício.
Em seguida, escolha 3 a 5 exercícios de abdômen diferentes e faça 3 séries de 15 a 20 repetições de cada um. Entre as séries, descanse por 1 a 2 minutos.
No final do treino, faça um alongamento de 5 a 10 minutos para relaxar os músculos.

Existem muitos exercícios diferentes para essa área, mas alguns dos mais eficazes são:

Abdominal tradicional: Deite-se de barriga para cima com as pernas flexionadas e os pés apoiados no chão. Apoie as mãos na nuca e eleve o tronco até que os cotovelos toquem os joelhos.
Abdominal oblíquo: Deite-se de barriga para cima com as pernas estendidas e os braços ao lado do corpo. Eleve uma perna e o braço oposto até que se encontrem. Repita com a outra perna e o outro braço.
Abdominal infra: Deite-se de barriga para cima com as pernas estendidas e os braços ao lado do corpo. Eleve os quadris do chão até que o corpo forme um ângulo reto com o chão.
Prancha: Deite-se de barriga para baixo com os antebraços apoiados no chão, na largura dos ombros. Levante o corpo do chão de forma que fique apoiado nos antebraços e nas pontas dos pés. Mantenha a posição por 30 a 60 segundos.

Dicas para um treino de abdômen eficaz:

✔️Mantenha a postura correta durante os exercícios.
✔️Não faça movimentos bruscos ou forçados.
✔️Escute o seu corpo e pare se sentir dor.
✔️Aumente a intensidade do treino gradualmente.

Os exercícios destinados aos músculos abdominais desempenham um papel fundamental no fortalecimento dessa região. No entanto, é altamente recomendável que sejam realizados sob a orientação e supervisão de um profissional. Isso se deve ao fato de que erros na execução podem resultar em lesões e sérias complicações.

Pode te interessar também: Vacuum: Conheça a técnica para definição do abdômen

Compartilhe:

Veja também

Dieta cetogênica e emagrecimento

A proposta da dieta cetogênica é induzir a cetose, ou seja, a formação de corpos cetônicos através da baixa ingestão de glicose.

O que é a Fasting Mimicking Diet...

A Fasting-Mimicking Diet (FMD) é uma dieta que visa simular os efeitos do jejum prolongado sem a necessidade de parar completamente de comer.

O que é liberação miofascial e p...

A liberação miofascial é uma técnica que visa relaxar a musculatura e distender as fáscias, tecido que envolve os músculos do corpo.