Faculdade UNIGUAÇU apresenta ao mercado seu novo curso de pós graduação focado no público feminino: Nutrição Estética, Esportiva e Saúde da Mulher
Postado em 04/06/2024 às 09h:27
Antes vistos como contadores de calorias, os profissionais de nutrição conquistaram um novo patamar no mercado e viram a ascensão da profissão que com credibilidade e visibilidade está conquistando espaço cada vez mais. As redes sociais auxiliaram bastante na divulgação da importância de se alimentar bem e do quanto é fundamental cuidar da alimentação para conquistar os objetivos, sejam eles: emagrecer, ganho de hipertrofia e massa muscular, dieta para diabéticos ou atletas.
De acordo com o Sebrae, a pandemia de Covid-19 acelerou o consumo de alimentos saudáveis pelos brasileiros. Segundo a pesquisa realizada do Euromonitor Internacional, em 2020, o número de empresas que trabalham com produtos vegetarianos, sem glúten, com menos sódio e orgânicos, cresceu 98% e atingiu a marca de R$ 100 bilhões em lucro. Esses dados mostram que a população está cada vez mais preocupada com a saúde e entendeu que para se manter saudável é necessário mudar de hábitos.
Já o estudo realizado pelo Panorama do Consumo de Alimentos Saudáveis no Brasil em 2023, aproximadamente 46% dos brasileiros atualmente consomem alimentos saudáveis. Dados da pesquisa encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira apontam que 46% dos brasileiros não consomem carne pelo menos uma vez por semana. E ainda, de acordo com o estudo, 32% dos brasileiros priorizam a opção vegana em restaurantes ou estabelecimentos.
Sob o comando de Aline David, renomada nutricionista, mestre e doutora em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo, o curso de Nutrição Estética, Esportiva e Saúde da Mulher conta com um time repleto de profissionais experientes e que são referência no mercado, entre eles estão: Ana Carolina Franco (doutora em Nutrição), Ana Claudia Poletto (doutora em Fisiologia Humana), Débora Romualdo (doutora em Nutrição), Giselle Santos (nutricionista), Michele Trindade (doutora e Pós-Doc em Nutrição e Exercícios), Raissa Rafaelli (nutricionista), Tatiany Faria (doutora em Farmacologia), Vanessa Melo (mestre em Nutrição), Jefferson Bitencourt (nutricionista), Lázaro Nunes (doutor e mestre em Bioquímica), Leandro Medeiros (mestre em Inovação Terapêutica), Márcio Bacci (médico), Márcio Scheme (mestre em Ciências da Reabilitação), Ney Felipe (doutor em Saúde Pública), Santiago Paes (doutor em Educação Física) e Shila Minari (doutora em Nutrição Humana).
O curso tem duração de 18 meses e é composto por 19 módulos. As disciplinas são focadas em todas as fases da vida da mulher: fisiologia, metabolismo e oscilações hormonais, fitoterapia e formulação magistral que envolvem saúde, estética e rendimento esportivo, nutrição na fertilidade, gestação e lactação, avaliação corporal da mulher, comportamento alimentar, alterações gastrointestinais da alimentação ao probiótico, doenças crônicas (SOP, endometriose, candidíase de repetição, diabetes, estratégias nutricionais para o emagrecimento, fitoquímicos, nutrição e estética (pele, unha, cabelo, celulite e flacidez), farmacologia e modulação hormonal, recursos ergogênicos na performance e saúde, interpretação de exames laboratoriais, vegetarianismo e veganismo, estratégias nutricionais para a hipertrofia muscular e no esporte, nutrição na musculação e no Cross Training e nutrigenômica clínica no esporte.
Conheça mais sobre o curso clicando aqui!
Para ampliar ainda mais o conhecimento e elevar a carreira dos alunos, o curso conta com mais de 100 horas ao vivo de estudos de casos clínicos na prática: determinação de necessidades energéticas, como realizar uma anamnese adequada, teste genético na prática, tratamento nutricional de pacientes com hipotireoidismo, neofobia alimentar, gestão de carreira, posicionamento nas redes sociais, terapia nutricional e suplementação, diabetes gestacional, obesidade e sarcopenia, como elaborar um carb up na prática e muito mais.
“A pós-graduação é destinada ao atendimento da mulher, de maneira ampla e detalhada, permitindo maior assertividade nas condutas nutricionais. Dessa forma, os estudantes irão encontrar conteúdo diversificado, abrangendo condições clínicas, estéticas e esportivas, para que assim, possam atender todos os pilares mais importantes das necessidades das mulheres. Portanto, ao longo do curso, os alunos estarão aptos para atender toda e qualquer paciente mulher, com segurança e inovação. Assim, quem deseja ter sucesso profissional, irá encontrar tudo o que precisa na pós-graduação”, detalha Aline David, nutricionista, doutora em Fisiologia Humana pela USP, coordenadora e professora do curso de Nutrição Estética, Esportiva e Saúde da Mulher da Faculdade UNIGUAÇU.