Desvendando mitos sobre a coluna vertebral | Uniguaçu Desvendando mitos sobre a coluna vertebral | Uniguaçu

Desvendando mitos sobre a coluna vertebral

Postado em 05/08/2024 às 09h:00

A coluna vertebral é uma estrutura complexa e vital do corpo humano que desempenha várias funções essenciais, como suporte ao corpo, proteção da medula espinhal e conexão/facilitação de movimento.
É comum ouvir falácias sugerindo que a coluna vertebral é “frágil”, e esse discurso acaba induzindo abordagens que subestimam as possibilidades do indivíduo. 

Reflexões básicas:

1. A coluna vertebral é composta por elementos ativos, passivos e neurais, que juntos formam uma estrutura robusta e flexível. Esta combinação permite que a coluna suporta cargas significativas e se adapta a diferentes tipos de estresse físico.

2. A coluna tem uma notável capacidade de adaptação. Com as intervenções corretas, a coluna pode se tornar ainda mais forte e resiliente. Nesse caso, as intervenções devem proporcionar adaptações referentes a mobilidade, estabilidade, imprevisibilidade, mecanismos antecipatórios, assim como as diferentes manifestações da força(ex.: força isométrica com máxima intenção, potência) nos diferentes planos e eixos de movimento

3. Embora a coluna possa sofrer lesões como hérnias de disco, ela também possui capacidade de recuperação. Intervenções adequadas, realizadas por fisioterapeutas e profissionais de educação física podem ajudar na regeneração e no real “fortalecimento” da coluna.

Portanto, a coluna não é simplesmente uma estrutura frágil. Ela é robusta, resiliente e projetada para suportar e se adaptar ao estresse físico, desde que seja cuidada adequadamente. Considerar a coluna como frágil pode levar a uma compreensão equivocada sobre sua capacidade e a importância de manter uma boa saúde da coluna através de exercícios regulares simples e/ou desafiadores.

Assista a explicação do PhD, Haroldo Santana coordenador do curso de pós-graduação em Reabilitação de Lesões CLICANDO AQUI!

Pós-Graduação em Reabilitação de Lesões

pós reabilitação de lesões

curso de Reabilitação de Lesões foi pensado para profissionais de educação física, fisioterapeutas e demais profissionais da saúde que desejam devolver habilidades para tratar, reduzir o risco e mapear as lesões, assim como, restaurar o estado saudável e de performance em praticantes recreacionais de exercícios e atletas de alta performance.

Dominar o estado da arte da reabilitação, proporcionar o bem-estar físico, psicológico e devolver aos atletas a sua capacidade funcional para desempenhar atividades com maior segurança e competência não é uma tarefa simples.  

Esse curso foi criado e destinado a fisioterapeutas e profissionais de educação física para atuar em um processo transdisciplinar com o propósito de reduzir o risco e identificar os fatores determinantes das lesões em praticantes recreacionais de exercícios e atletas de alta performance. 

Para mais informações, fale com um dos nossos consultores clicando AQUI!

Compartilhe:

Veja também

O que fazer para acelerar o meta...

Será que a afirmação "eu engordo porque tenho um metabolismo lento" faz sentido, ou é apenas uma desculpa de quem luta contra o peso?

Para que serve o Teste de Thomas...

O Teste de Thomas é uma ferramenta simples e eficaz utilizada por profissionais de saúde para avaliar a flexibilidade do músculo iliopsoas.

Saiba como elaborar um treino co...

Um treino completo para quadríceps não só melhora a estética, mas também contribui para uma maior força e funcionalidade geral do corpo.