Fatores de sucesso para manutenção do emagrecimento
Postado em 30/04/2025 às 08h:35
O sucesso de alguns mantenedores se reflete em certos padrões comportamentais sugeridos como preditores do emagrecimento. Comparados aos recuperadores, os mantenedores continuaram os hábitos alimentares e de atividade estabelecidos durante a perda de peso, pesaram-se regularmente, aplicaram técnicas de resolução de problemas mais produtivas e usaram uma conversa interna mais positiva durante a manutenção da perda de peso.
A redução da autocrítica, julgamentos e atribuição de culpa pode ajudar na redução das recaídas e, principalmente, na desistência do processo. Lembrando, aqui estamos abordando sobre as atitudes em relação aos momentos onde esses pensamentos auto julgadores ocorrem, diferente de não sentir culpa ou frustração, mas sim o que fazemos com esses sentimentos e pensamentos.
As estratégias mais comuns que os mantenedores relataram usar na manuntenção do emagrecimento foram atividade física regular, controle de porções, evitar alimentos específicos (quando estes sugerem alguma vulnerabilidade excessiva em seu consumo) e “esbanjamentos” permitidos, mas limitados.
Apesar de algumas práticas descritas acima serem associadas ao sucesso, o mais importante são as características comportamentais que essas práticas carregam, por exemplo, quando falamos sobre pesar regularmente, na verdade estamos nos referindo ao monitoramento e supervisão consciente.
O mesmo vale para controle de porções, avaliação sobre os próprios pensamentos (metacognição) e gerenciamento de fatores estressores e/ou vulneráveis, como alimentos e contextos sociais.
A utilização dessas estratégias em um momento de maior comodidade com os resultados podem ser diferenciais na consolidação e manutenção dos resultados. E a supervisão constante sempre se faz necessária para que possamos manter aquilo que conquistamos.
Conteúdo produzido por: Michael Alexandre dos Santos – Pós Graduado Nutrição Esportiva, Neurociência e Comportamento – CRN: 51587.
Pós-graduação em Nutrição Comportamental
Nutri, entender sobre o comportamento dos pacientes em relação à alimentação e suas peculiaridades é instigante para você? Conheça a Pós-graduação em Nutrição Comportamental e Clínica da Faculdade UNIGUAÇU.
Tenha acesso a 18 módulos de aulas que abordam a psicologia comportamental alimentar, manejo dietético, configuração de exercícios, fisiologia do emagrecimento, tratamento de transtornos alimentares e muito mais, tudo em uma só especialização!
A Pós-Graduação em Nutrição Comportamental e Clínica é coordenada pelos professores Prof. Felipe Almeida e Prof. Michael Alexandre, especialistas na área de nutrição neuro-comportamental e clínica, juntamente com uma banca composta por PhDs, doutores e mestres, que trazem para suas aulas toda a expertise do mercado. Aprenda conteúdos verdadeiramente qualificados na prática, impulsione seu currículo e destaque-se no segmento!
Leia também: Guia de anamnese para emagrecimento – perguntas indipensáveis