Alongamentos para membros superiores
Postado em 30/01/2025 às 10h:35
Os alongamentos, frequentemente negligenciados, são essenciais para melhorar a flexibilidade, a postura, a circulação sanguínea, aliviar dores e tensões, prevenir lesões e até potencializar o desempenho físico. Esses exercícios têm como objetivo alongar e flexibilizar músculos e articulações, por meio de movimentos controlados e suaves, sem causar dor. Ao realizá-los, o corpo se prepara para maior demanda durante a atividade física, o que resulta em melhor performance e eficiência. Se você já pratica algum esporte, provavelmente está ciente dessa importância. Incluir os alongamentos na rotina, seja antes ou depois dos exercícios, oferece benefícios significativos.
A importância de alongar os membros superiores
Os membros superiores são essenciais para a prática de esportes, pois são responsáveis por uma grande variedade de movimentos, como lançar, chutar, rebater e agarrar. Por isso, é importante alongá-los antes e depois do treino para prevenir lesões e melhorar o desempenho.
Visto sua tamanha importância, nossos especialistas, o professor PhD. Jonato Prestes e a atleta profissional Angela Borges preparam nesse vídeo alguns importantes alongamentos para os membros superiores. Confira:
Caso opte por ver o vídeo depois, aqui vão alguns exercícios de alongamento para os membros superiores:
- Alongamento dos braços: este alongamento ajuda a alongar os músculos dos braços, ombros e peito. Para realizá-lo, coloque as mãos atrás da cabeça e puxe os cotovelos para trás, sentindo o alongamento nos músculos do peito.
- Alongamento dos ombros: este alongamento ajuda a alongar os músculos dos ombros e do pescoço. Para realizá-lo, incline a cabeça para o lado oposto ao braço que deseja alongar, trazendo o braço para cima e atrás da cabeça.
- Alongamento dos antebraços: este alongamento ajuda a alongar os músculos dos antebraços e dos pulsos. Para realizá-lo, coloque uma mão na outra e puxe os dedos em direção ao corpo, sentindo o alongamento nos músculos dos antebraços.
Por fim, incorporar uma rotina adequada de alongamentos antes do treino não só otimiza o rendimento atlético, mas também promove a saúde geral do corpo, proporcionando uma base sólida para uma prática de exercícios segura e eficaz.
Leia também: 6 benefícios do alongamento