Alongamentos para membros superiores 

Postado em 30/01/2025 às 10h:35

Os alongamentos, frequentemente negligenciados, são essenciais para melhorar a flexibilidade, a postura, a circulação sanguínea, aliviar dores e tensões, prevenir lesões e até potencializar o desempenho físico. Esses exercícios têm como objetivo alongar e flexibilizar músculos e articulações, por meio de movimentos controlados e suaves, sem causar dor. Ao realizá-los, o corpo se prepara para maior demanda durante a atividade física, o que resulta em melhor performance e eficiência. Se você já pratica algum esporte, provavelmente está ciente dessa importância. Incluir os alongamentos na rotina, seja antes ou depois dos exercícios, oferece benefícios significativos.

A importância de alongar os membros superiores

Os membros superiores são essenciais para a prática de esportes, pois são responsáveis por uma grande variedade de movimentos, como lançar, chutar, rebater e agarrar. Por isso, é importante alongá-los antes e depois do treino para prevenir lesões e melhorar o desempenho.

Visto sua tamanha importância, nossos especialistas, o professor PhD. Jonato Prestes e a atleta profissional Angela Borges preparam nesse vídeo alguns importantes alongamentos para os membros superiores. Confira: 

Caso opte por ver o vídeo depois, aqui vão alguns exercícios de alongamento para os membros superiores:

  • Alongamento dos braços: este alongamento ajuda a alongar os músculos dos braços, ombros e peito. Para realizá-lo, coloque as mãos atrás da cabeça e puxe os cotovelos para trás, sentindo o alongamento nos músculos do peito.
  • Alongamento dos ombros: este alongamento ajuda a alongar os músculos dos ombros e do pescoço. Para realizá-lo, incline a cabeça para o lado oposto ao braço que deseja alongar, trazendo o braço para cima e atrás da cabeça.
  • Alongamento dos antebraços: este alongamento ajuda a alongar os músculos dos antebraços e dos pulsos. Para realizá-lo, coloque uma mão na outra e puxe os dedos em direção ao corpo, sentindo o alongamento nos músculos dos antebraços.

Por fim, incorporar uma rotina adequada de alongamentos antes do treino não só otimiza o rendimento atlético, mas também promove a saúde geral do corpo, proporcionando uma base sólida para uma prática de exercícios segura e eficaz.

Leia também: 6 benefícios do alongamento

Compartilhe:

Veja também

Desafios “X” dias sem açúcar fun...

Os desafios de eliminar o açúcar por um determinado número de dias têm ganhado popularidade, mas eles realmente funcionam?

Quais os benefícios do agachamento?

Carro chefe dos exercícios de membros inferiores os benefícios do agachamento ficaram popularizados entre os adeptos das atividades físicas.

Psicologia aplicada ao bodybuild...

No bodybuilding a mente é tão importante quanto os músculos, afinal, mais do que força física, a modalidade exige muita resiliência.