Benefícios do consumo de peixe para a saúde | Uniguaçu Benefícios do consumo de peixe para a saúde | Uniguaçu

Benefícios do consumo de peixe para a saúde

Postado em 27/10/2023 às 08h:00

Cuidar da saúde é prioridade para uma vida plena, e a alimentação desempenha um papel fundamental nesse processo. Para isso, a escolha de uma dieta rica em alimentos saudáveis é um passo crucial para garantir equilíbrio, nutrientes e bem-estar. 
Optar por refeições que incluem peixes pode ser uma maneira deliciosa e equilibrada de investir na nutrição, e, mesmo que existam muitos mitos sobre seu consumo, é possível desfrutar dos benefícios de consumir pescados diariamente.

Aproveitando, aqui vai uma dica de site com algumas receitas com peixe para todos os gostos… 🥘🐟

Nesse contexto, a inclusão de peixes na alimentação é uma preferência inteligente e adequada, porque esse alimento possui uma elevada quantidade de proteínas de alto valor, bem como ferro, zinco, minerais, ômega-3, e vitamina B12.

As principais vantagens relacionadas são:

Prevenção de doenças: em virtude da ampla diversidade de minerais, vitaminas e nutrientes, o consumo de peixe auxilia na prevenção de enfermidades como doenças cardiovasculares, diabetes e osteoporose.

Benefícios cardiovasculares e de circulação sanguínea: a relação entre o consumo de peixe e a circulação sanguínea é incontestável, especialmente porque o ômega-3, um dos principais nutrientes presentes, contribui para a diminuição do colesterol LDL, a redução das inflamações e o fortalecimento das artérias, vasos e coração.

Saúde mental e prevenção de doenças neurodegenerativas: os ácidos graxos, ômega-3, e a vitamina D são essenciais para o desenvolvimento e funcionamento do cérebro.
Eles estão ligados a um menor risco de declínio cognitivo e podem ajudar na prevenção de distúrbios neurodegenerativos, como o Alzheimer, além de auxiliar na redução da ansiedade e depressão.

Sistema imunológico: o peixe é rico em proteínas, que são essenciais para o funcionamento do sistema imunológico.

Fonte de proteína magra e micronutrientes: excelente fonte de proteína de alta qualidade, o consumo de peixes fornece todos os aminoácidos essenciais que o organismo necessita. Além disso, são uma ótima fonte de nutrientes essenciais, incluindo vitaminas (como a vitamina D, vitamina B12 e niacina) e minerais (como selênio, iodo e zinco).

Combate à inflamação: os ácidos graxos e ômega-3 do peixe têm propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação crônica, que está relacionada a várias doenças, incluindo artrite.

Saúde ocular e da pele: alguns tipos de peixe, como o salmão, são ricos em astaxantina, um antioxidante que pode beneficiar a saúde ocular e prevenir a degeneração macular relacionada à idade.
Já os ácidos graxos ômega-3 e os antioxidantes do peixe podem contribuir para uma pele saudável, ajudando a reduzir a inflamação e a manter a hidratação.

Perda de peso: incorporar uma variedade de peixes magros na dieta pode ser benéfico para o processo de emagrecimento, visto que são uma fonte rica em proteína animal e nutrientes. Sendo assim, a proteína do peixe ajuda a aumentar a saciedade e a controlar o apetite, o que pode ser benéfico para o controle do peso.
No entanto, vale reforçar que é fundamental destacar que a orientação de um nutricionista e a prática regular de exercícios físicos são essenciais para alcançar uma perda de peso saudável.

Pode te interessar também: Diferentes tipos de dietas e qual aderir na sua alimentação

Compartilhe:

Veja também

Quais alimentos são permitidos n...

A dieta Low Carb é um regime que restringe a ingestão de carboidratos em favor de uma maior ingestão de proteínas e gorduras saudáveis.

O que é a dieta paleolítica?

A dieta paleolítica baseia-se no tipo de alimentação que os nossos ancestrais caçadores-coletores consumiam durante o período paleolítico.

Análogos de GLP-1 no emagrecimento

O GLP-1 é um hormônio associado à saciedade, ele age potencializando a liberação dA insulina e faz a supressão da liberação do glucagon.