Comer a noite engorda? | Uniguaçu Comer a noite engorda? | Uniguaçu

Comer a noite engorda?

Postado em 16/08/2024 às 09h:00

Comer de forma saudável é importante em todas as refeições, porém é muito comum que as pessoas deixem de se alimentar à noite ou que exagerem nessa refeição, principalmente depois de um dia exaustivo. Visto isso,  uma das dúvidas mais comuns é em relação a isso: comer de noite engorda? Mito ou verdade? De fato, as pesquisas mostram que o metabolismo humano é mais lento à noite do que durante o dia e isso significa que o corpo queima menos calorias para digerir os alimentos consumidos.

Além disso, o hormônio leptina, que é responsável pela sensação de saciedade, é produzido em menor quantidade à noite, podendo levar a um aumento do consumo de alimentos e, consequentemente, ao ganho de peso. Em geral, acredita-se que o horário da alimentação não importa, e sim, o que é consumido e o número total de calorias dessa refeição.

Como dito, outro fator a ser considerado é o tipo de alimentos consumidos à noite. Alimentos ricos em açúcares, gorduras e calorias são mais propensos a causar ganho de peso do que alimentos saudáveis. Por fim não há uma resposta definitiva para a questão de se comer à noite engorda, afinal o ganho de peso está relacionado principalmente ao consumo total de calorias ao longo do dia e as escolhas alimentares como um todo.

E então, o que comer à noite?

A escolha do que comer à noite pode depender incluindo preferências pessoais, necessidades dietéticas, e objetivos pessoais, é claro. 
Dê preferência a proteínas magras como frango, peixe, ovos, vegetais ricos em fibras,  sopas, saladas, smoothies, lanches saudáveis, grãos integrais, nozes e sementes, além de manter a hidratação em dia. 

Ah, não esqueça de servir porções moderadas e evite alimentos ricos em cafeína e estimulantes para não prejudicar a qualidade do seu sono. 

Pode te interessar também: O que comer depois do treino à noite?

Compartilhe:

Veja também

Treino de corrida: estratégias p...

A corrida, quando bem prescrita, promove aumento do gasto calórico total no dia, aspecto que é importante para o emagrecimento.

Orlistate na obesidade

O Orlistate é um medicamento que leva à inibição da enzima lipase intestinal, enzima responsável pela quebra da gordura da alimentação.

O papel da psicologia na obesidade 

A obesidade é uma doença de característica multifatorial, ou seja, é influenciada por muitos quesitos, sendo o psicológico um deles.