Entendendo o valgo dinâmico
Postado em 28/06/2024 às 16h:35
Quando observamos comentários taxativos sobre o valgo dinâmico é preciso refletir, a impressão que passa, é que existe um mundo real e um multiverso criado pelos “terroristas da Biomecânica” e nesse multiverso o VALGO DINÂMICO, é uma condição onde possivelmente acontecerá o rompimento do LCA (ligamento cruzado anterior).
Esse discurso se dá pela possível tensão aumentada no LCA quando há o colapso do joelho no plano frontal. ️Contudo, ao sairmos do multiverso dos terroristas e adentrarmos no mundo real, principalmente nas tarefas esportivas, percebe-se que o valgo dinâmico é muitas das vezes um movimento inerente ao esporte. E AGORA?
De forma resumida, essa condição passa a ser um fator de risco de lesão quando o sistema de movimento humano não está devidamente preparado para atender a demanda funcional imposta. Obviamente que o risco de lesões é aumentado quando o sistema não está preparado e/ou demais variáveis estejam interagindo para um resultado de vulnerabilidade do organismo.
E qual é o segredo?
Treinar o seu atleta/aluno para ter maior resiliência das estruturas envolvidas, e assim ter capacidade para tolerar as demandas impostas sobre o sistema. E aí!? Você prepara o seu aluno/atleta para atender as demandas ou está negligenciando o treinamento e mantendo-o no multiverso dos terroristas biomecânicos?
Esse tema é abordado no curso de Pós-graduação em Reabilitação de Lesões da Faculdade Uniguaçu.
Pode te interessar também: 10 pontos chaves para a correção postural
SOBRE OS AUTORES:
Gabriel Paz
Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Especialista em Musculação e Treinamento de Força pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (RJ). Professor Universitário.
Haroldo Santana
Doutorando em Educação Física (área de concentração Biodinâmica do Movimento Humano) UFRJ, Mestre em Educação Física (UFRJ), Especialista em Musculação e Treinamento de força (UFRJ). Especialista em exercício físico aplicado a Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais (UGF) e Licenciatura plena em Educação Física (UFRRJ). Professor Universitário. Pesquisador do Laboratório de Desempenho, Treinamento e Exercício Físico da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( LADTEF-UFRJ). Diretor do Instituto Biodesp. Atua como Preparador Físico e Personal Trainer desde 2007.