Exercícios físicos na prevenção de doenças cardíacas | Uniguaçu Exercícios físicos na prevenção de doenças cardíacas | Uniguaçu

Exercício físico: Um poderoso aliado na prevenção de doenças cardíacas

Postado em 17/07/2023 às 12h:00

Porque será que todo profissional da saúde recomenda que as pessoas pratiquem algum exercício físico? Se tem algo que pode proporcionar para as pessoas mais qualidade de vida, isso é a atividade física. De fato, já foi comprovado que a prática de exercícios ao longo da vida traz diversas vantagens para o ser humano.

Um corpo mais forte, ágil e saudável pode definir pontos cruciais para se viver bem e com saúde. A prática de atividades constantes pode ajudar a prevenir as tão temidas doenças cardíacas.
Os exercícios auxiliam no fortalecimento do músculo cardíaco, reduzindo a pressão arterial e aumentando os níveis do colesterol bom (HDL), assim, diminuindo os níveis do colesterol ruim (LDL), vale lembrar, que ainda melhora a circulação sanguínea, mas claro, somente com orientação e avaliação médica. 

Como se não bastasse, a prática de esporte ou exercícios é especialista em proporcionar a sensação de bem-estar, autoestima e ainda, diminui a depressão ou ansiedade, redução da gordura corporal, aumento da massa muscular, diminuição do açúcar na corrente sanguínea e a melhora na capacidade pulmonar. 

Como prevenir doenças com exercícios físicos?

Bom, qualquer pessoa pode praticar exercícios físicos, independente da idade. Até porque não tem como algum tipo de esporte fazer mal para a saúde de uma pessoa, muito pelo contrário, a saúde desse indivíduo pode vir a melhorar em até 90%.  Por isso, vamos te ajudar com algumas dicas de exercícios que você pode praticar: 

Caminhada: Bastam 30 minutos de caminhada para movimentar o corpo, sendo intensa ou não, isso já é o suficiente para que se obtenha vários benefícios e evite as doenças do coração, como o AVC. 

Natação: A prática da natação movimenta o corpo todo, sem nenhuma exceção de membros, auxilia até na coordenação da pessoa, portanto se torna um grande vantagem realizar esse exercício, ajudando a evitar a diabetes.

Aeróbico: Esse tipo de exercício é ótimo para prevenir a hipertensão, que é quando a pressão arterial aumenta e se mantém elevada por muito tempo. Assim, fazendo com que o coração precise fazer muito esforço para bombear o sangue e fazê-lo percorrer o corpo todo. Lembrando, que ainda diminui o peso, diminui o stress, melhora a respiração e fortalece a musculatura. 

Dança: Tem quem diga que a dança não é um exercício físico, mas isso não é verdade, pois essa modalidade é uma das melhores para movimentar o corpo todo. É uma forma de evitar a osteoporose, que se trata da doença que enfraquece os ossos.


Leia também: 7 exercícios físicos ideais para idosos

Compartilhe:

Veja também

Obesidade e cirurgia bariátrica

A obesidade é uma doença crônica de caráter multifatorial muito específico e individual com influência de fatores genéticos e ambientais.

Existe dieta para SOP – sí...

Atualmente, muito se fala nas redes sociais sobre a prescrição de dietas específicas para a SOP – sigla para a doença “síndrome do ovário policístico” - mas será que isso realmente faz sentido e há boas evidências sobre?

Índice de massa corporal (IMC), ...

A aplicabilidade do cálculo e uso do IMC é mais populacional, ou seja, para avaliar indivíduos que se assemelham a grande parte da população.