Fisiologia do Emagrecimento com Dudu Haluch | Uniguaçu Fisiologia do Emagrecimento com Dudu Haluch | Uniguaçu

Fisiologia do Emagrecimento com Dudu Haluch

Postado em 20/08/2024 às 15h:00

Para perder gordura de forma expressiva é necessário DÉFICIT CALÓRICO.
O déficit calórico pode ser promovido pela redução da ingestão calórica ou pelo aumento do gasto energético, principalmente aumentando o gasto de atividade física.

JEJUM INTERMITENTE ou DIETA LOW CARB não promovem emagrecimento só por reduzir os níveis de insulina, pois sem déficit de energia o corpo não diminui as reservas de gordura. É possível perder peso e gordura com qualquer dieta com restrição calórica, mesmo comendo McDonald’s.

O grande desafio do emagrecimento é sustentar a perda de peso no longo prazo, pois o METABOLISMO diminui e o APETITE aumenta. Para cada kg de peso perdido o METABOLISMO reduz ~25 kcal e o APETITE aumenta ~100 kcal.

Pode te interessar também: Tudo o que você precisa saber sobre hipertrofia muscular com o Dudu Haluch

O PLATÔ no processo de emagrecimento é inevitável e costuma ocorrer de6 a 8 meses do início da dieta. Ele acontece principalmente pela falta de adesão à dieta, devido ao aumento do APETITE, e não tanto pela redução do metabolismo.

Estar com FOME não significa necessariamente estar em déficit calórico, pois o aumento da fome é inevitável quando se perde bastante peso e gordura e costuma persistir por muito tempo após o emagrecimento.

O REGANHO DE PESO e gordura é quase inevitável depois do platô, mas a quantidade do peso recuperado pode variar muito de pessoa para pessoa. A principal estratégia para sustentar a perda de peso é manter altos níveis de ATIVIDADE FÍSICA, seja exercício aeróbico ou musculação. De preferência faça os dois.

Texto escrito por: Me. Dudu Haluch
Professor coordenador dos cursos de pós-graduação em Emagrecimento e MetabolismoNutrição Esportiva e Bioquímica e Metabolismo Humano na Faculdade UNIGUAÇU.

SOBRE O AUTOR:
Possui graduação em Nutrição (UNIBRASIL), bacharelado em física (UFPR), mestrado em física (USP); é autor de 4 livros e diversos e-books; coordenador de cursos de pós-graduação na UNIGUAÇU, professor de diversos cursos de pós-graduação; tem ampla experiência prática trabalhando com emagrecimento, hipertrofia muscular e preparação de atletas de fisiculturismo.

Dudu Haluch
Compartilhe:

Veja também

O que é a dieta paleolítica?

A dieta paleolítica baseia-se no tipo de alimentação que os nossos ancestrais caçadores-coletores consumiam durante o período paleolítico.

O que é Nutrição Esportiva?

O objetivo da nutrição esportiva vai além de buscar resultados para atletas, abrangendo também a promoção da saúde e performance para todos.

Tudo sobre o uso da gordura como...

Nós temos adipócitos na região subcutânea onde se concentra uma grande camada de tecido adiposo e também temos adipócitos na região abdominal.