Gestrinona melhora a celulite? | Uniguaçu Gestrinona melhora a celulite? | Uniguaçu

Gestrinona melhora a celulite?

Postado em 17/02/2025 às 14h:45

A gestrinona é um esteróide sintético que, em alguns casos, tem sido usado off-label (ou seja, não especificamente aprovado para essa finalidade) para tratar a celulite. No entanto, seu uso para esse fim é controverso, pois, a eficácia da gestrinona no tratamento da celulite não foi bem estabelecida em estudos clínicos. Como a gestrinona age:

✔️ Redução da gordura corporal: A gestrinona possui efeitos androgênicos, que podem estimular o metabolismo e reduzir a gordura corporal, especialmente na região abdominal e do quadril. Isso pode levar à diminuição do aspecto “ondulado” da celulite.
✔️ Aumento da massa muscular: A gestrinona também pode promover o ganho de massa muscular, o que ajuda a tonificar a pele e melhorar a aparência da celulite.
✔️ Melhora da circulação: Alguns estudos sugerem que a gestrinona pode melhorar a circulação sanguínea, o que pode ajudar a reduzir o acúmulo de líquidos e toxinas nas áreas com celulite.

É importante ressaltar que:
A gestrinona não é um tratamento aprovado para celulite: Seu uso para esse fim é considerado off-label, ou seja, fora das indicações oficiais.
Existem outros fatores que influenciam a celulite: Genética, estilo de vida, alimentação e hábitos como fumar também impactam o aparecimento e a gravidade da celulite.
A gestrinona possui efeitos colaterais: Os mais comuns incluem acne, oleosidade na pele, aumento de pelos, alterações no humor, irregularidades menstruais e dores de cabeça. Em casos mais graves, podem ocorrer efeitos mais sérios como trombose venosa profunda e problemas hepáticos.

Leia também: Mulheres podem tomar tadalafila?

Portanto, antes de considerar o uso da gestrinona para celulite, é fundamental consultar um médico para avaliar se a gestrinona é adequada para você, levando em consideração seu histórico, a saúde geral e outros medicamentos que você esteja tomando.

O especialista ainda irá explicar os possíveis efeitos colaterais, bem como recomendar a medicação correta em conjunto com outras medidas, como dieta, exercícios físicos e tratamentos estéticos, para obter melhores resultados e seguro para você. Vale ressaltar que a celulite é uma condição complexa que não tem uma solução única e definitiva. 

O que a especialista Dra. Tatiany Faria, PhD pesquisadora sobre hormônios, desempenho e saúde da mulher diz: 

Sim, é possível que a gestrinona possa antagonizar os efeitos do estrogênio.
Como a celulite se forma mediante ao desbalanço estrogênico, o tratamento ginecológico com gestrinona pode ajudar mulheres antes da menopausa. 

1 – Estrogênio afeta negativamente os adipócitos, fibroblastos e a circulação na pele;
2 – Ele aumenta a lipogênese (formação de gordura) e hipertrofia dos adipócitos gerando micronódulos; 
3 – Além disso, aumenta o edema e a permeabilidade dos vasos aumentando ainda mais a água intersticial.

Então podemos dizer que: 

✔️ O estrogênio estimula os fibroblastos a produzirem colagenase, que atua no colágeno e o decompõe – e assim inicia o ciclo de formação da celulite. 
✔️ Níveis mais altos de estrogênio (ou metabolismo pobre de estrogênio) causam baixos níveis de colágeno e, portanto, aumentam a aparência da celulite.
✔️ Porém é importante lembrar que a indicação de gestrinona não é para objetivos estéticos isolados, mas sempre associados ao tratamento de alterações ginecológicas.

Sobre a Dra. Tatiany Faria
Graduada em Farmácia (2002), Mestre em Ciências Farmacêuticas (2005), Doutora em Farmacologia (2009) e Pós-doutora em Farmacologia (2012), títulos conquistados pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atualmente, é coordenadora da pós-graduação em Hormonização, Nutrição e Treinamento Feminino na Faculdade UNIGUAÇU, diretora científica Muscle Definition e palestrante.

Compartilhe:

Veja também

Quais os malefícios de dormir mal?

Uma noite mal dormida pode ter impactos negativos, afinal, um sono de qualidade faz parte da saúde. Saiba quais os malefícios de dormir mal!

Prescrição de testosterona em mu...

A prescrição de testosterona em mulheres, independentemente se pós ou pré-menopausa continua sendo muito controversa.

Os efeitos da testosterona na pe...

Os efeitos da testosterona podem ser classificados em três categorias: efeitos anabólicos, efeitos androgênicos e efeitos colaterais.