Mitos sobre o emagrecimento | Uniguaçu Mitos sobre o emagrecimento | Uniguaçu

Mitos sobre o emagrecimento

Postado em 31/07/2025 às 16h:00

O emagrecimento é um dos temas mais debatidos na sociedade contemporânea, sendo frequentemente abordado por meio de dietas, exercícios e tratamentos variados. No entanto, ao redor desse tema, muitos mitos e crenças equivocadas circulam, gerando confusão e até mesmo práticas prejudiciais à saúde.

Riscos pelo excesso de peso corporal

A obesidade é atualmente um dos maiores problemas de saúde pública em países desenvolvidos e em desenvolvimento, devido ao seu impacto na qualidade e na expectativa de vida média, sendo considerada uma epidemia global (WHO, 2014). A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 1 bilhão de adultos em todo o mundo estão acima do peso, destes, pelo menos 300 milhões são obesos (WHO, 2014). No Brasil, estima-se que 40% dos indivíduos adultos estejam acima do seu peso ideal (sobrepeso), e que 8,9% dos homens e 13,1% das mulheres sejam obesos. Grande parte dos obesos desenvolve diabetes tipo 2 e outras comorbidades.

A pressa para emagrecer é um aliado ou um tiro no pé?

O emagrecimento está entre os 10 assuntos mais pesquisados da década e em 2021 o foco neste assunto aumentou ainda mais no mundo inteiro. Por isso, muitas pessoas estão focadas em querer emagrecer rápido e acabam usando estratégias extremistas. 
Mas é necessário atenção, pois existem alguns perigos ligados ao emagrecimento rápido. Muitas pessoas fazem uma dieta muito restritiva e excesso de treinamento, justamente para alcançar mais rápido o objetivo. Porém, isso pode levar a uma desistência da dieta e do treinamento, gerando o reganho de peso, ou seja, o famoso “efeito sanfona”. 

Em um programa de emagrecimento é muito importante ter paciência e entender que as mudanças nos hábitos são fundamentais. As pessoas precisam conscientizar que a alimentação mais saudável e a prática de exercícios são fatores essenciais para o sucesso no emagrecimento.

O peso caindo na balança é somente perda de gordura?
É comum que as pessoas busquem a perda de peso rápido para fins competitivos ou estéticos, que em grande parte resulta em desidratação e redução de glicogênio muscular. Nesse caso, essa rápida redução de peso não deve ser confundida com o emagrecimento, pois parte do peso perdido nas primeiras semanas está relacionado a queda de água corporal e glicogênio muscular.  

Que tipo de treinamento fazer no emagrecimento?
Portanto, incluir a musculação e o treinamento cardiovascular parece ser a melhor opção no processo do emagrecimento, porque além da redução de peso, cada tipo de exercício promoverá benefícios específicos à saúde, como por exemplo, melhora cardiovascular, aumento de densidade mineral óssea, aumento da força, controle dos exames bioquímicos, redução de gordura corporal, aumento de massa muscular e melhora da qualidade de vida.

Não acredite em invenções que anunciam tipos de treino e dietas infalíveis, sabemos que isso não existe. Procure um profissional habilitado e mude o seu estilo de vida, ou seja, adote uma alimentação e um programa de exercícios que caibam na sua vida de maneira prazerosa. 

Texto por: Jonato Prestes / @jonatoprestes
Pós-doutorado em Western Kentucky University – EUA 
Doutor em Ciências Fisiológicas 
Professor e Coordenador da Pós-graduação de Fisiologia do Exercício – Condicionamento, Saúde e Estética.

Compartilhe:

Veja também

O que fazer para sair do efeito ...

O "efeito platô" é um termo comumente utilizado em diversos contextos para descrever uma situação em que ocorre uma estagnação no progresso.

Características de uma especiali...

As características de uma especialização em Bodybuilding Coach incluem uma abordagem com a integração de diversas áreas.

Entendendo o metabolismo energético

O metabolismo energético nada mais é do que um conjunto de reações bioquímicas que ocorrem a todo o instante no organismo.