Mitos sobre o emagrecimento
Postado em 20/01/2025 às 14h:30
O emagrecimento é um dos temas mais debatidos na sociedade contemporânea, sendo frequentemente abordado por meio de dietas, exercícios e tratamentos variados. No entanto, ao redor desse tema, muitos mitos e crenças equivocadas circulam, gerando confusão e até mesmo práticas prejudiciais à saúde.
Riscos pelo excesso de peso corporal
A obesidade é atualmente um dos maiores problemas de saúde pública em países desenvolvidos e em desenvolvimento, devido ao seu impacto na qualidade e na expectativa de vida média, sendo considerada uma epidemia global (WHO, 2014). A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 1 bilhão de adultos em todo o mundo estão acima do peso, destes, pelo menos 300 milhões são obesos (WHO, 2014). No Brasil, estima-se que 40% dos indivíduos adultos estejam acima do seu peso ideal (sobrepeso), e que 8,9% dos homens e 13,1% das mulheres sejam obesos. Grande parte dos obesos desenvolve diabetes tipo 2 e outras comorbidades.
A pressa para emagrecer é um aliado ou um tiro no pé?
O emagrecimento está entre os 10 assuntos mais pesquisados da década e em 2021 o foco neste assunto aumentou ainda mais no mundo inteiro. Por isso, muitas pessoas estão focadas em querer emagrecer rápido e acabam usando estratégias extremistas.
Mas é necessário atenção, pois existem alguns perigos ligados ao emagrecimento rápido. Muitas pessoas fazem uma dieta muito restritiva e excesso de treinamento, justamente para alcançar mais rápido o objetivo. Porém, isso pode levar a uma desistência da dieta e do treinamento, gerando o reganho de peso, ou seja, o famoso “efeito sanfona”.
Em um programa de emagrecimento é muito importante ter paciência e entender que as mudanças nos hábitos são fundamentais. As pessoas precisam conscientizar que a alimentação mais saudável e a prática de exercícios são fatores essenciais para o sucesso no emagrecimento.
O peso caindo na balança é somente perda de gordura?
É comum que as pessoas busquem a perda de peso rápido para fins competitivos ou estéticos, que em grande parte resulta em desidratação e redução de glicogênio muscular. Nesse caso, essa rápida redução de peso não deve ser confundida com o emagrecimento, pois parte do peso perdido nas primeiras semanas está relacionado a queda de água corporal e glicogênio muscular.
Que tipo de treinamento fazer no emagrecimento?
Portanto, incluir a musculação e o treinamento cardiovascular parece ser a melhor opção no processo do emagrecimento, porque além da redução de peso, cada tipo de exercício promoverá benefícios específicos à saúde, como por exemplo, melhora cardiovascular, aumento de densidade mineral óssea, aumento da força, controle dos exames bioquímicos, redução de gordura corporal, aumento de massa muscular e melhora da qualidade de vida.
Não acredite em invenções que anunciam tipos de treino e dietas infalíveis, sabemos que isso não existe. Procure um profissional habilitado e mude o seu estilo de vida, ou seja, adote uma alimentação e um programa de exercícios que caibam na sua vida de maneira prazerosa.
Texto por: Jonato Prestes / @jonatoprestes
Pós-doutorado em Western Kentucky University – EUA
Doutor em Ciências Fisiológicas
Professor e Coordenador da Pós-graduação de Fisiologia do Exercício – Condicionamento, Saúde e Estética.