Benefícios das atividades físicas  | Uniguaçu Benefícios das atividades físicas  | Uniguaçu

Benefícios das atividades físicas 

Postado em 10/08/2023 às 18h:24

As atividades físicas desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar, sendo uma peça chave na busca por um estilo de vida saudável. Muito se fala disso apenas pela perda de peso e estética, no entanto, elas ajudam a reduzir o risco de doenças crônicas, melhorar a saúde mental e física, e aumentar a qualidade de vida.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos façam pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade física intensa por semana. Meia hora de exercício físico por dia pode parecer pouco, mas em curto prazo já é notável as melhorias na rotina.

Existem muitos tipos de exercícios que podem ser benéficos. Algumas atividades populares incluem caminhada, corrida, ciclismo, natação, dança e musculação. Em geral, é importante optar por aquilo que você sinta prazer em fazer e que seja adequado ao seu nível de condicionamento físico.
Se você está começando, é importante começar devagar e aumentar gradualmente a intensidade e a duração. É importante também consultar um médico antes de começar qualquer novo programa de exercícios, especialmente se houver algum problema de saúde pré existente.

Leia também: Quais são os exercícios que mais queimam calorias?

Alguns benefícios comumente resultante da prática contínua de exercícios são: 

✔️ Controle de peso: A atividade física ajuda a queimar calorias e a manter um peso saudável.
✔️ Redução do risco de doenças crônicas: A atividade física ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, derrame, diabetes tipo 2, câncer e osteoporose.
✔️ Melhora da saúde mental: A atividade física ajuda a melhorar a saúde mental, reduzindo o estresse, a ansiedade e a depressão.
✔️ Aumento da energia: A atividade física ajuda a aumentar a energia e a disposição.
✔️ Melhora do sono: A atividade física ajuda a melhorar a qualidade do sono.
Fortalecimento dos ossos e músculos: A atividade física ajuda a fortalecer os ossos e os músculos, o que pode ajudar a prevenir lesões e quedas.
✔️ Aumento da mobilidade: A atividade física ajuda a aumentar a mobilidade e a flexibilidade, o que pode ajudar a melhorar a qualidade de vida.
✔️ Redução da dor: A atividade física pode ajudar a reduzir a dor causada por artrite, fibromialgia e outros problemas de saúde.
✔️ Melhora da autoestima: A atividade física pode ajudar a melhorar a autoestima e a confiança.
✔️ Aumento da longevidade: A atividade física pode ajudar a aumentar a longevidade.

Executados em grupo ou individualmente, a relevância também reside na manutenção da forma e resistência do corpo – escolha qualquer tipo de atividade desde que seja realizada de maneira responsável e prazerosa. 

Pode te interessar também: O que fazer para ganhar massa muscular?

Compartilhe:

Veja também

O que comer na dieta bulking?

Durante a dieta bulking é preciso consumir mais calorias do que se gasta para fornecer ao corpo energia para o crescimento muscular.

Aprenda a lidar com as emoções e...

Quando percebemos que não conseguimos controlar o que acontece, e sim as nossas emoções, fica claro que precisamos ser adaptáveis.

Por que os ginastas costumam ter...

Na ginástica artística, o mais comum é vermos atletas com uma estatura menor do que a de outros esportes - e até da média da população.