O que fazer para passar a câimbra?
Postado em 25/10/2023 às 10h:00
A saúde e o bem-estar estão intimamente ligados a um estilo de vida equilibrado e podem ser alcançados por meio de uma série de fatores, incluindo uma alimentação ponderada, a prática regular de atividades físicas e a adoção de bons hábitos.
Não é bem uma novidade que a prática regular de atividades físicas desempenha um papel fundamental.
Cuidar do corpo, praticando exercícios de forma responsável, é um caminho para desfrutar de uma vida plena, pois eles ajudam a melhorar a condição física, reduzir o risco de doenças crônicas além de melhorar a qualidade de vida. No entanto, vamos falar sobre um problema que muitas vezes pode resultar da prática dos exercícios, o desenvolvimento de câimbras.
O QUE SÃO AS CÂIMBRAS?
Câimbras são contrações musculares involuntárias e dolorosas que podem ocorrer em qualquer músculo do corpo. Apesar de a panturrilha ser um alvo principal, o incômodo pode atingir também abdômen, coxa, pés, mãos e pescoço.
Há duas causas possíveis para o seu surgimento. De acordo com a primeira explicação, o ácido lático, que é produzido quando a glicose é queimada durante o esforço físico, pode se acumular em excesso e levar o músculo à fadiga, resultando em espasmos.
A outra explicação reside em um desequilíbrio de sais minerais. Se a atividade se prolongar por mais de uma hora ou for extremamente intensa, o suor pode levar o organismo a eliminar quantidades significativas de sódio e potássio.
Outras possíveis causas são devido a uma variedade de fatores, incluindo:
Desidratação: A desidratação pode levar a uma contração muscular, pois os músculos precisam de água para se contraírem e relaxarem adequadamente.
Deficiência de eletrólitos: Os eletrólitos, como o sódio, o potássio e o cálcio, são essenciais para a contração muscular. A deficiência desses eletrólitos pode levar a câimbras.
Posição inadequada: A posição inadequada durante o sono ou o trabalho pode causar câimbras.
Doenças ou condições médicas: Algumas doenças ou condições médicas, como a diabetes, a insuficiência renal e a fibromialgia, podem aumentar o risco de câimbras.
Câimbras musculares podem ser aliviadas com medidas simples. Aqui estão algumas dicas para reduzir a intensidade e sua duração:
Alongamento: Alongue suavemente o músculo afetado. Isso pode ajudar a relaxar o músculo e aliviar a cãibra. Mantenha o alongamento por pelo menos 15 segundos.
Massagem: Massageie suavemente o músculo afetado. Isso pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea e relaxar o músculo.
Aplicação de calor: Aplique uma compressa quente sobre a área afetada. Isso pode ajudar a relaxar o músculo e aliviar a dor.
Suplementos minerais: Em casos de cãibras frequentes, você pode considerar tomar suplementos de minerais como magnésio e potássio, sob a orientação de um profissional de saúde.
Evitar a sobrecarga: Não exija demais dos músculos, especialmente durante exercícios. Gradualmente aumente a intensidade e a duração dos exercícios para permitir que seus músculos se adaptem.
Se as câimbras musculares forem frequentes, graves ou persistentes, é importante consultar um profissional de saúde, pois podem ser um sintoma de uma condição médica subjacente que requer tratamento específico.
Além disso, um profissional de saúde pode ajudar a determinar se a suplementação mineral é necessária e qual a dosagem apropriada.
Pode te interessar também: Qual é o objetivo principal do aquecimento?