O que é a ejaculação retardada?

Postado em 24/01/2025 às 14h:00

As disfunções sexuais, embora sejam mais comuns do que se imagina, ainda são um tema pouco discutido. Quando se fala sobre ejaculação, a ejaculação precoce é geralmente o primeiro distúrbio que vem à mente. No entanto, a ejaculação tardia, também conhecida como ejaculação retardada, é uma condição que merece atenção. Esse distúrbio masculino se caracteriza pela dificuldade persistente ou recorrente de atingir o orgasmo e ejacular, mesmo diante de estimulação sexual adequada. A ejaculação tardia pode gerar frustração e insatisfação sexual tanto para o indivíduo afetado quanto para seu parceiro ou parceira.

Devido às diversas causas relacionadas à disfunção, os médicos geralmente solicitam exames para investigar condições metabólicas e hormonais, com o objetivo de descartar outros problemas de saúde que possam estar contribuindo para o quadro. Embora o conhecimento sobre as causas ainda seja incompleto, acredita-se que elas possam estar associadas a fatores clínicos, culturais e psicológicos, como:
Fatores hormonais – Desequilíbrios hormonais, como níveis reduzidos de testosterona, podem influenciar na função sexual e causar ejaculação tardia.
Problemas neurológicos – Danos nos nervos que controlam a ejaculação, como lesões da medula espinhal ou condições como esclerose múltipla.
Efeitos colaterais de medicamentos – Alguns medicamentos, como antidepressivos e medicamentos para hipertensão, podem afetar o tempo necessário para ejacular. 
Fatores relacionados ao estilo de vida – O uso excessivo de álcool, drogas ilícitas ou tabaco, bem como o abuso de pornografia, podem contribuir para a ejaculação tardia.
Fatores psicológicos – A ansiedade, o estresse, a depressão e outros distúrbios psicológicos também podem interferir no desempenho sexual e contribuir no quadro. 

Acompanhe neste vídeo uma breve explicação do nosso professor e médico Dr. Marcio Bacci – CRM-SP 100866 sobre possíveis abordagens para o tratamento.


Existem diferentes abordagens para o tratamento da ejaculação retardada.
É importante destacar que a escolha da abordagem dependerá das causas subjacentes e das necessidades individuais de cada pessoa.

De terapia psicológica, ajustes de medicamentos, tratamento hormonal e estimulação sexual direta, vale frisar a importância em buscar ajuda médica e discutir abertamente o problema com o parceiro ou parceira.
Com a compreensão adequada das causas implícitas e o suporte apropriado, é possível superar a ejaculação tardia e restaurar a satisfação sexual.

Quer apronfundar ainda mais seus conhecimentos sobre saúde?

Compartilhe:

Veja também

Método Rest-Pause: o que é e com...

O método Rest-Pause é uma técnica que consiste em realizar uma série de exercícios até a falha muscular e, em seguida, uma breve pausa.

Acidente na academia: saiba quai...

Você já se perguntou quais são os deveres e obrigações dos estabelecimentos para evitar este tipo de ocorrência?

O que é a Fasting Mimicking Diet?

A Fasting-Mimicking Diet (FMD) é uma dieta que visa simular os efeitos do jejum prolongado sem a necessidade de parar completamente de comer.