O que é treinamento funcional e quais são seus benefícios?
Postado em 10/05/2024 às 11h:33
O treinamento funcional é um método que possui vários benefícios para o condicionamento físico e a saúde do corpo e da mente. Ele consiste em exercícios dinâmicos que trabalham diversas capacidades físicas e podem ser executados em qualquer local.
Esse tipo de atividade busca desenvolver habilidades motoras e funcionais, visando melhorar a capacidade de executar atividades do dia a dia com mais eficiência e reduzir o risco de lesões.
Ao contrário de exercícios isolados que focam apenas em grupos musculares específicos, o treinamento funcional trabalha movimentos integrados e padrões de movimento complexos, semelhantes aos realizados nas atividades cotidianas ou em esportes.
O objetivo principal do treinamento funcional é melhorar a funcionalidade do corpo como um todo, aumentando a força, a estabilidade, a flexibilidade, a coordenação, o equilíbrio e a resistência. Ele se concentra em padrões de movimento naturais, como agachar, empurrar, puxar, girar e levantar, utilizando exercícios que envolvem múltiplos grupos musculares e articulações em ações integradas.
Benefícios do treinamento funcional
Melhora da aptidão física geral
O treinamento funcional desenvolve força, resistência e flexibilidade, melhorando a capacidade física global.
Prevenção de lesões
Ao fortalecer os músculos estabilizadores e melhorar a coordenação e o equilíbrio, o treinamento funcional pode reduzir o risco de lesões durante as atividades diárias ou esportivas.
Saúde cardiovascular
O treinamento funcional requer que os exercícios sejam realizados em uma velocidade constante. Isso resulta em um aumento na frequência cardíaca e aprimora a resistência do sistema cardiorrespiratório.
Fortalecimento dos músculos
A combinação de exercícios de força e resistência do treinamento em circuito promove o aumento da massa muscular, o que ajuda a definir os músculos.
Promove a perda de peso
O treinamento funcional é altamente eficaz na queima de calorias devido à duração e intensidade dos exercícios.
Aumenta a flexibilidade
Os movimentos realizados nos exercícios do treinamento funcional são executados com amplitude total, pois envolvem todo o corpo. Isso resulta no alongamento dos músculos e aumento da flexibilidade.
Exercícios em um treino funcional
Como dito anteriormente esse método consiste em uma variedade de exercícios que utilizam o peso do corpo, mas além disso é possível contar com alguns pesos livres (como barra, halteres, kettelbell, sacos de areia, pneus, entre outros) e acessórios como elásticos, fitas de suspensão, bolas, bosu, corda naval, escada de agilidade, cones, entre outros.
Pode te interessar também: Quais são os exercícios que mais queimam calorias?
Os movimentos realizados durante o treinamento funcional são principalmente multiarticulares, ou seja, envolvem duas ou mais articulações durante sua execução (como agachamento, barra fixa e flexão de braços), o que permite trabalhar vários músculos simultaneamente.
Alguns exemplos de exercícios praticados na modalidade são:
– Agachamento livre
– Prancha e prancha lateral
– Burpees
– Lunges
– Saltos / saltos com cordas
– Extensão de quadril
Esses são apenas alguns exemplos de exercícios funcionais que podem ser praticados.
É importante ressaltar que o treinamento funcional deve ser realizado sob a supervisão de um profissional qualificado, como um educador físico ou um personal trainer, que poderá prescrever os exercícios adequados e corrigir a técnica para evitar lesões.
Leia também: Quais exercícios fazer para perder a barriga
Você acaba de ganhar um SUPER DESCONTO para se especializar em um dos nossos cursos de Pós-Graduação
(exceto Medicina do Esporte).
Fale agora com nossos consultores clicando no cupom e tire todas suas dúvidas!