O que faz um médico do esporte?

Postado em 07/06/2023 às 16h:55

Um médico do esporte, também conhecido como médico esportivo, é um profissional especializado no diagnóstico, tratamento e prevenção de lesões e doenças relacionadas à prática de esportes e exercícios físicos. Ele empregará os conhecimentos adquiridos na área da medicina não somente para tratar a saúde de atletas profissionais, mas também de amadores e daqueles que se dedicam a atividades esportivas durante o tempo livre.

O trabalho desse profissional envolve diversas áreas, incluindo ortopedia, fisiologia do exercício, cardiologia, medicina do esporte, entre outras.
Sua atuação está intrinsecamente relacionada à de outros profissionais, como nutricionistas, personal trainers e fisioterapeutas. Eles trabalham em conjunto para fornecer cuidados abrangentes e integrados aos atletas, visando otimizar o desempenho, prevenir lesões, promover a recuperação e garantir uma abordagem holística para a saúde e bem-estar.

O médico especializado em medicina esportiva recebe treinamento específico para realizar avaliações médicas, diagnosticar alterações físicas, investigar aspectos médicos e fisiológicos do desempenho físico, avaliar os sistemas cardiocirculatório, respiratório, musculoesquelético e do metabolismo energético.

Além disso, esses profissionais realizam avaliações funcionais e fornecem orientações médicas sobre estilo de vida e nutrição, visando aprimorar o desempenho atlético e garantir a saúde e o bem-estar.
É importante ressaltar que as especificidades do trabalho podem variar de acordo com o ambiente de trabalho, como clínicas, hospitais, equipes esportivas profissionais ou instituições esportivas.


Pós-Graduação em Medicina do Esporte


Dividimos a pós-graduação em Medicina do Esporte em 3 pilares que norteiam o curso: Medicina do esporte, saúde, estética e clínica. 

Saúde: do Princípio ao Fim
Se tratando do pilar da saúde, nosso curso direcionará o médico do esporte a cuidar de modo holístico do seu paciente e conduzir todo o tratamento de maneira mais completa possível.
O aprendizado gerado com a especialização irá garantir expertise para ampliar os seus conhecimentos de modo geral com um olhar abundante e uma profusão de cuidados em que fique determinado o melhor caminho para chegar ao objetivo final do seu paciente.

Estética: Consequência da Saúde
Chegamos ao pilar da estética, este que não deve ser tratado como prioritário, porém por se tratar de medicina do esporte não deve ser eliminado, afinal é uma consequência da melhora da saúde, regularidade de dieta, adesão e prática esportiva dos pacientes. Tenha consciência inclusive de que muitos pacientes irão te procurar por essa questão e não é possível fazer essas divisões em suas consultas. Saiba interpretar os anseios dos seus pacientes para que o tratamento seja realizado de maneira eficaz e produtiva. 

Clínica: Une Estética e Saúde 
O terceiro pilar da nossa pós-graduação irá te direcionar em como migrar para a medicina esportiva dominando todos conteúdos base para a prática clínica.
Aqui você aprenderá sobre obesidade, hormônios, medicina baseada em evidências clínicas, desvios de postura, treinamento desportivo bem como o tratamento com pacientes saudáveis. Sedimente todo o conhecimento adquirido para aplicação prática no cotidiano e com cada um dos pacientes individualmente.

pós em medicina do esporte dr marcio bacci

Conheça o Coordenador do curso – Dr. Marcio Bacci

Médico há mais de 15 anos e idealizador da pós-graduação em Medicina do Esporte da Faculdade UNIGUAÇU além de anos de experiência na área do fisiculturismo e da saúde esportiva.

Aqui você irá aprender com um grupo exclusivo de professores PhDs, Doutores, Mestres e Especialistas, que trazem para a sala de aula toda a sua experiência prática do mercado.

Aprenda em 19 módulos conteúdos exclusivos como medicina baseada em evidências, metabolismo do exercício, fisiologia, suplementação, emagrecimento, hipertrofia, prática clínica e muito mais.

Aqui começa a sua nova trajetória dentro da medicina!

CUPOM DE DESCONTO


Você acaba de ganhar um SUPER DESCONTO para se especializar em um dos nossos cursos de Pós-Graduação.

Fale agora com nossos consultores clicando no cupom e tire todas suas dúvidas!

Veja também

Estagnação na perda de peso

Há alguns fatores que justificam essa estagnação na perda de peso como as limitações no inquérito alimentar e diminuição da atividade física.

Nutrição e imunodeficiências

A conexão entre nutrição e imunidade, especialmente na incidência de infecções e tumores, é conhecida desde a antiguidade.

Creatina e cognição

Em alguns estudos, postula-se que a creatina seria capaz de atuar no cérebro melhorando funções cognitivas, mas será que isso realmente faz sentido?