Onde posicionar a barra no agachamento?
Postado em 15/01/2024 às 10h:52
O agachamento é um dos exercícios mais tradicionais e também mais eficazes para trabalhar os músculos dos membros inferiores como um todo e glúteos. Existem algumas variações do movimento, cada um com as suas próprias especificidades e benefícios, sendo alguns dos mais comuns:
Agachamento livre: este é o tipo de agachamento mais básico.
Para fazer um agachamento livre, fique em pé com os pés na largura dos ombros, com os dedos dos pés apontados para a frente. Dobre os joelhos e abaixe o corpo até que as coxas estejam paralelas ao chão e suba novamente.
Agachamento sumô: este tipo de agachamento é semelhante ao agachamento básico, mas os pés estão mais afastados, na largura dos ombros, colocando mais ênfase nos glúteos.
Agachamento com halter: é uma opção para o agachamento livre com o acréscimo de um peso (geralmente um haltere) que você possa levantar com segurança.
Comece com um peso leve e aumente gradualmente à medida que ficar mais forte.
Agachamento com barra guiada ou Smith: este tipo de agachamento é feito usando uma máquina Smith. A máquina Smith fornece suporte para a barra, o que pode torná-lo mais fácil de realizar o movimento.
Agachamento com barra livre: no agachamento com a barra livre também se utiliza uma barra com pesos posicionados sobre o trapézio (parte superior das costas), porém sem o apoio da máquina.
A escolha do tipo de agachamento mais adequado depende dos objetivos individuais e nível de condicionamento físico. Se você é iniciante, comece com o agachamento básico e, à medida que você ficar mais forte, pode experimentar outras variações.
Você sabe a maneira correta de onde posicionar a barra no agachamento?
Aprenda a seguir com o professor Dr. Rodrigo Fenner, coordenador dos cursos de Biomecânica e Cinesiologia e Fisioterapia Esportiva, como executar de forma adequada posição.
Lembrando que se faz essencial a busca por uma orientação profissional para orientação adequada em qualquer atividade física, respeitando limites individuais e adotando uma abordagem gradual e consistente para alcançar resultados positivos e duradouros.
Pode te interessar também: 10 exercícios para ganhar massa muscular