Para que serve o leg press?
Postado em 26/12/2023 às 10h:00
A prática regular de atividades físicas trazem benefícios já comprovados para a saúde física e mental, ajudando a prevenir doenças, melhorar o humor e a qualidade de vida como um todo.
Dentre diversas opções, a musculação é uma das apostas mais populares e que tem sido amplamente praticada, muito de encontro pela a busca por um estilo de vida saudável, para fins estéticos, desenvolver músculos definidos, além dos benefícios mentais e funcionais.
Leia também: Benefícios da musculação além da estética
Entre inúmeros exercícios em um programa de treinamento, o leg press figura entre um dos mais populares e eficientes para membros inferiores, por isso, exploraremos aqui sobre sua atuação de forma geral, para que serve, principais benefícios e como executar.
O exercício leg press é usado principalmente para fortalecer os músculos das pernas, incluindo quadríceps, isquiotibiais, glúteos e panturrilhas. Ele também auxilia no desenvolvimento da força geral, melhora a estabilidade das articulações do quadril e joelho, e pode ser útil em programas de treinamento para aumento de massa muscular e condicionamento físico.
Benefícios do leg press
Alguns dos principais benefícios associados ao leg press são:
Fortalecimento muscular: trabalha eficientemente os músculos das pernas, incluindo quadríceps, isquiotibiais, glúteos e panturrilhas.
Desenvolvimento da força: contribui para o aumento da força nas pernas, auxiliando em atividades cotidianas e esportivas.
Estabilidade articular: ajuda a melhorar a estabilidade das articulações do quadril e do joelho.
Acessibilidade: é uma alternativa para pessoas com restrições nas costas, pois oferece suporte lombar durante o exercício.
Condicionamento físico geral: contribui para o condicionamento físico global, especialmente quando incorporado a um programa de treinamento abrangente.
Leg press com os pés juntos: vale a pena fazer?
Nosso professor, Me. Franz Knifis gravou uma dica adicional para a execução desse exercício. Acompanhe:
Vale lembrar que antes de iniciar qualquer programa de musculação, é importante consultar um profissional de educação física.
Um profissional de educação física pode ajudá-lo a desenvolver um programa de musculação seguro e eficaz, que atenda às suas necessidades e objetivos.