Para que serve o stiff?

Postado em 05/02/2025 às 11h:25

A musculação oferece diversos benefícios, como o aumento da força e da massa muscular, a melhora da postura e da coordenação motora, a prevenção de lesões, a redução do risco de doenças crônicas e a promoção de uma vida mais ativa. Dentro de um programa de treinamento, a grande vantagem está na variedade de exercícios, que podem ser adaptados conforme os objetivos individuais, seja para ganho de força, aumento de massa muscular, melhoria da resistência ou manutenção da saúde física.
Entre esses exercícios, um dos que mais desperta curiosidade é o “stiff”. Muitos praticantes, especialmente iniciantes, se perguntam para que serve o stiff, qual o seu papel dentro do treino e como executá-lo de maneira correta para aproveitar todos os seus benefícios.

O que é o Stiff?

O stiff é um exercício de levantamento de peso que é realizado em pé, com halteres, barra ou o peso do próprio corpo que trabalha os músculos posteriores da coxa, incluindo os isquiotibiais, os glúteos e o core. Na prática, ele ajuda a aumentar a massa muscular das coxas e dos glúteos, além de fortalecer a lombar e melhorar a estabilidade.

Ele é executado da seguinte forma:

1️⃣ Posicione-se em pé, com os pés afastados na largura dos ombros e as costas eretas.

2️⃣ Segure uma barra com as mãos na largura dos ombros, com as palmas voltadas para baixo.

3️⃣ Mantendo a coluna reta, flexione o tronco para frente, dobrando as pernas levemente.

4️⃣ Volte à posição inicial, mantendo a coluna reta.

É importante manter a coluna reta durante todo o exercício, para evitar lesões bem como não flexionar demais as pernas, para evitar que o peso caia sobre os joelhos.
Uma curiosidade, o stiff ainda é frequentemente confundido com o levantamento terra – no entanto, enquanto o stiff enfatiza os músculos glúteos e posteriores, o levantamento terra trabalha os dorsais.

Alguns dos benefícios do stiff incluem:

☑️ Fortalecimento da musculatura da parte de trás da coxa e dos glúteos;
☑️ Melhora da postura;
☑️ Prevenção de lesões;
☑️ Aumento da força e da resistência muscular.

Vale ressaltar a importância em consultar um profissional de educação física antes de iniciar qualquer programa de exercícios. Ao sentir dor durante o exercício, pare imediatamente!

Pode te interessar também: Para que serve o agachamento sumô?

Compartilhe:

Veja também

Gelatina é saudável?

A avaliação se a gelatina é saudável ou não depende de vários fatores, incluindo a forma como é consumida e as necessidades individuais.

O que é catabolismo muscular e o...

O catabolismo muscular é um processo metabólico em que o corpo quebra as proteínas dos músculos para obter energia.

O que é uma dieta hiperproteica?

Uma dieta hiperproteica é caracterizada pelo aumento significativo na ingestão de proteínas em relação à média recomendada.