Para que serve o stiff?
Postado em 18/10/2024 às 14h:00
A busca pela saúde e bem-estar é uma escolha cada vez mais presente na vida das pessoas, e nesse contexto, as atividades físicas desempenham um papel fundamental, pois promovem inúmeros benefícios para o corpo e a mente. Entre as diversas modalidades de atividades físicas, a musculação ganha destaque pela personalização de treinos, segurança, adaptabilidade e a facilidade em encontrar centros de treinamento.
A musculação é uma atividade que oferece diversos benefícios, como o aumento da força e da massa muscular, a melhora da postura e da coordenação motora, a prevenção de lesões, redução do risco de doenças crônicas e a promoção de uma vida mais ativa. Dentro de um programa de treinamento, uma das principais vantagens é a diversidade de exercícios para trabalhar os músculos do corpo. Além disso, a escolha desses exercícios pode ser adaptada de acordo com os objetivos individuais – seja para aumento de força, ganho de massa muscular, melhora da resistência ou simplesmente manter uma boa saúde física. A combinação estratégica de diferentes exercícios torna o treino de musculação um método versátil e eficaz para atingir uma série de metas.
Certamente, se você é um entusiasta da musculação, provavelmente já se deparou com o exercício “stiff”. No entanto, se for um iniciante, é provável que tenha perguntas sobre o que exatamente é o exercício, qual o seu propósito e como executá-lo adequadamente. Vamos lá?!
O que é o Stiff?
O stiff é um exercício de levantamento de peso que é realizado em pé, com halteres, barra ou o peso do próprio corpo que trabalha os músculos posteriores da coxa, incluindo os isquiotibiais, os glúteos e o core. Na prática, o exercício ajuda a aumentar a massa muscular na região da coxa e dos glúteos, além de fortalecer a lombar e melhorar a estabilidade.
É importante ressaltar que o stiff é frequentemente confundido com o levantamento terra. No entanto, enquanto o stiff enfatiza os músculos glúteos e posteriores, o levantamento terra trabalha os músculos dorsais.
Ele é executado da seguinte forma:
1️⃣ Posicione-se em pé, com os pés afastados na largura dos ombros e as costas eretas.
2️⃣ Segure uma barra com as mãos na largura dos ombros, com as palmas voltadas para baixo.
3️⃣ Mantendo a coluna reta, flexione o tronco para frente, dobrando as pernas levemente.
4️⃣ Volte à posição inicial, mantendo a coluna reta.
É importante manter a coluna reta durante todo o exercício, para evitar lesões. Também é importante não flexionar demais as pernas, para evitar que o peso caia sobre os joelhos.
A pós-graduação em Bodybuilding Coach da Faculdade UNIGUAÇU tem o prazer de oferecer uma aula 100% gratuita para impulsionar seus treinos!
Alguns dos benefícios desse exercício incluem:
☑️ Fortalecimento da musculatura da parte de trás da coxa e dos glúteos;
☑️ Melhora da postura;
☑️ Prevenção de lesões;
☑️ Aumento da força e da resistência muscular.
O stiff é um exercício que exige força e flexibilidade, visto que a execução do movimento exige que os músculos das pernas, costas e abdômen se movimentam de forma coordenada, o que contribui para o desenvolvimento de ambos os atributos.
Vale ressaltar a importância em consultar um profissional de educação física antes de iniciar qualquer programa de exercícios. Ao sentir dor durante o exercício, pare imediatamente!
Pode te interessar também: Para que serve o agachamento sumô?