Alimentos dieta cetogênica: o que incluir no cardápio?
Postado em 16/06/2025 às 16h:21
Quem já tentou ou está tentando emagrecer provavelmente já ouviu falar na dieta cetogênica, um método que pode ser um grande aliado na perda de peso. Além de contribuir para o emagrecimento, essa abordagem alimentar também pode melhorar a qualidade de vida, o bem-estar e até auxiliar no tratamento de algumas doenças. A estratégia baseia-se no consumo de alimentos dieta cetogênica, ou seja, ricos em gorduras saudáveis, com proteínas em quantidade moderada e baixos em carboidratos.
Aqui estão alguns alimentos que são comumente incluídos em uma dieta cetogênica:
Gorduras saudáveis: a dieta cetogênica enfatiza o consumo de gorduras saudáveis, como abacate, azeite de oliva, óleo de coco, manteiga, nozes e sementes.
Proteínas: escolha fontes de proteína de alta qualidade, como carne vermelha, frango, peixe, ovos e laticínios ricos em gordura, como queijo e creme de leite.
Vegetais com baixo teor de carboidratos: vegetais folhosos verdes, como espinafre e couve, além de brócolis, couve-flor, aspargos e abobrinha, são opções comuns em uma dieta cetogênica.
Frutas com baixo teor de açúcar: morangos, amoras, kiwi, laranja, mamão, damasco e outras frutas com baixo teor de açúcar podem ser consumidas em pequenas quantidades, mas lembre-se de monitorar sua ingestão total de carboidratos.
Laticínios ricos em gordura: queijo, manteiga, creme de leite e iogurte integral podem ser consumidos em uma dieta cetogênica, desde que sejam baixos em carboidratos.
Nozes e sementes: amêndoas, castanhas, nozes, sementes de chia, sementes de linhaça e sementes de abóbora são boas opções de lanches em uma dieta cetogênica.
Alimentos proibidos na dieta cetogênica:
Em geral, uma dieta restrita dessas privilegia alimentos naturais e limita produtos processados.
Lista de itens para ser evitados: Doces; Pães; Macarrão; Farinhas; Bebidas alcoólicas; Sucos; Tubérculos, como cenoura, batata, mandioca, inhame, etc; Vegetais como milho Leguminosas, como feijão, soja, ervilha, grão-de-bico; Fontes de açúcares.
É importante lembrar que cada pessoa é única e pode ter diferentes necessidades nutricionais. Consultar um profissional de saúde, como um nutricionista, pode ajudar a personalizar uma dieta cetogênica de acordo com suas necessidades individuais.
⚠️ Leitura BÔNUS:
Para alcançar resultados reais e duradouros, é preciso ir além da fisiologia!
Por isso, reunimos as principais informações sobre o que há de mais relevante sobre como fome, saciedade, prazer, emoções e o ambiente influenciam nas escolhas alimentares nesse e-book!
Baixe AGORA de forma GRATUITA e explore uma abordagem mais completa sobre comportamento alimentar.
Pode te interessar também: Diferentes tipos de dietas