Qual a função das proteínas?
Postado em 06/05/2024 às 11h:41
Frequentemente ouvimos falar sobre a importância das proteínas, bem como alimentos ricos e dietas elaboradas com este nutriente, porém você sabe o que são e qual a função das proteínas alimentares? Esses polipeptídeos são macromoléculas compostas por cadeias de aminoácidos que desempenham as mais diversas funções como catalisar reações químicas, ajudar no sistema imunológico e estruturar células e tecidos. Basicamente, não existe nenhum processo biológico em que ela não esteja envolvida.
As proteínas são fundamentais para o funcionamento adequado do corpo humano e devem ser ingeridas por meio da alimentação, já que o organismo não é capaz de produzi-las em quantidade suficiente. Dentre as suas funções podemos citar que elas são constituintes básicas das fibras musculares (cabelo, ossos, dentes e pele); catalisam as reações bioquímicas; são reguladores do metabolismo; participam como anticorpos no sistema imunológico, além de serem fundamentais para a formação dos hormônios.
Quer conhecer quais alimentos ajudam a acelerar o metabolismo? Clique AQUI
É possível obter a quantidade adequada de proteínas por meio de uma alimentação variada e equilibrada, no entanto, quando necessário, os suplementos são uma opção prática e segura para atender necessidades nutricionais.
Alguns dos alimentos mais importantes de fontes protéicas são os de origem animal, pois contém todos os aminoácidos essenciais que nosso corpo precisa, como é o caso das carnes vermelhas, frango, peixe, leite, ovos e queijos.
As proteínas de origem vegetal não contêm todos os aminoácidos essenciais, mas é possível suprir essa necessidade combinando alimentos como vegetais, grãos e oleaginosas – um exemplo é a combinação de feijão e arroz.
Para aqueles que não consomem carne, é importante buscar fontes ricas em proteínas, como soja, grão de bico, nozes, lentilha, ervilha, e brócolis.
Para uma dieta equilibrada e saudável, consulte sempre seu médico ou nutricionista.
Conheça as funções e benefícios das proteínas esportivas AQUI