Testosterona e risco cardiovascular | Uniguaçu Testosterona e risco cardiovascular | Uniguaçu

Testosterona e risco cardiovascular

Postado em 05/09/2023 às 09h:00

A despeito do que muitos esbravejam por aí, associando a terapia hormonal com testosterona, famosa TRT, com eventos cardiovasculares como Infarto do Miocárdio (IM), AVC, Insuficiência Cardíaca (IC) e morte súbita, ainda não temos como afirmar que esses têm uma alta probabilidade de acontecerem.
O contrário, ou seja, que a TRT, seja benéfica para a saúde cardiovascular também não encontra respaldo com um bom nível de evidência na literatura científica.

Artigo publicado em 2019 por Basaria, S. procura responder essa questão. Afinal de contas, a terapia hormonal com testosterona tem um efeito benéfico ou maléfico no sistema cardiovascular?
A revisão analisou estudos epidemiológicos, retrospectivos, randomizados controlados e meta-análises, entretanto os resultados conflitantes e metodologias falhas que classificam esses trabalhos com baixa ou média qualidade, limitam sobremaneira uma análise confiável dos riscos ou dos não riscos.

O que se sabe é que a testosterona, o DHT e o estradiol exercem papel na fisiologia e saúde metabólica do sistema cardiovascular, ao menos é o que sugerem estudos em animais e in vitro, mas que ainda precisam ser melhor elucidados.

Atualmente, podemos afirmar que a terapia de reposição hormonal com testosterona ainda precisa de mais estudos para um desfecho positivo ou negativo no sistema cardiovascular, ou seja, não se pode dizer que faz mal ou bem. Entretanto, a resposta a nossa pergunta, já está em construção.
Um estudo randomizado controlado que se iniciou em 2018 com previsão para ser finalizado em 2023 (5 anos) – TRAVERSE trial, avaliou a incidência de eventos cardiovasculares em homens em TRT (hipogonádicos) com gel comparados com o grupo placebo. Os achados desse estudo nos dará uma evidência de boa qualidade a respeito da segurança da TRT e eventos cardiovasculares.
Quem viver, verá!

Texto por: Dr. Márcio Bacci – CRM-SP 100866
Revisão: Talita Szidlovski

Pode te interessar também: Como ganhar músculos e construir a hipertrofia?

Compartilhe:

Veja também

O que é catabolismo muscular e o...

O catabolismo muscular é um processo metabólico em que o corpo quebra as proteínas dos músculos para obter energia.

O que fazer para ganhar massa mu...

Para ganhar massa muscular, é necessário criar um déficit calórico, ou seja, consumir mais calorias do que gastar.

Tudo sobre fígado gorduroso

Existem diversos tipos de doenças que levam à disfunção do fígado e a DHGNA é uma condição em que há acúmulo de gordura no fígado.