Aprenda a realizar a puxada alta do jeito certo | Uniguaçu Aprenda a realizar a puxada alta do jeito certo | Uniguaçu

Aprenda a realizar a puxada alta do jeito certo

Postado em 27/12/2025 às 11h:25

A puxada alta é um exercício fundamental para o fortalecimento da musculatura das costas, especialmente dos músculos dorsais, como o latíssimo do dorso. Comumente realizado em programas de treinamentos para superiores, esse movimento é uma excelente alternativa para quem busca aumentar a largura das costas, melhorar a postura e desenvolver força na parte superior do corpo.

A puxada alta também pode ser considerada um exercício funcional, pois ajuda a melhorar a força e a estabilidade do tronco. Isso é importante para atividades cotidianas, como carregar objetos pesados ou praticar esportes.
Os principais benefícios relacionados a sua prática são:

✔️ Fortalecimento dos músculos das costas, em especial o grande dorsal.
✔️ Melhoria da postura e estabilidade: equilibra a musculatura que muitas vezes é enfraquecida devido a hábitos posturais inadequados, além do aumento de força e estabilidade do tronco.
✔️ Fortalecimento dos músculos do braço: além dos músculos das costas, a puxada alta também envolve os músculos dos braços, como o bíceps e o braquial, proporcionando um treinamento composto.
✔️ Trabalho de estabilização: executar puxadas altas geralmente requer um bom controle e estabilização do corpo. Isso beneficia o desenvolvimento da força funcional e a coordenação motora.
✔️ Engajamento do core: para manter uma boa forma durante a puxada alta, é necessário envolver os músculos do core, contribuindo para o fortalecimento da região abdominal e lombar.
✔️ Variedade no treinamento: a puxada alta é uma opção versátil que pode ser incorporada em diversos programas de treinamento, proporcionando variação e desafio aos praticantes.

Todavia, vale lembrar que mesmo com tantos benefícios, a execução correta deste exercício é fundamental para garantir a sua eficácia e evitar lesões.

O professor Dr. Rodrigo Fenner, coordenador do curso de Biomecânica e Cinesiologia ensina como executar de forma adequada o exercício.

Lembre-se de que os benefícios específicos podem variar dependendo da forma como o exercício é realizado, da intensidade, da frequência e de outros fatores.
Antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios, é aconselhável consultar um profissional de saúde ou um instrutor da área para garantir que o treino seja adequado para sua condição física e objetivos.

Pode te interessar também: Como fazer a cadeira abdutora da maneira correta

Compartilhe:

Veja também

8 esportes para praticar ao ar l...

Os esportes praticados ao ar livre caíram no gosto popular e são uma ótima opção para relaxar e de quebra praticar atividades físicas.

Caminhada na rua ou na esteira?

Tanto a caminhada na rua, ao ar livre, quanto na esteira trazem benefícios para a saúde. Veja as diferenças!

Treino descalço: pode ou faz mal?

Treinar descalço tem se tornado cada vez mais comum, mas será que é seguro? Entenda o que dizem especialistas e pesquisas sobre essa prática.