Protocolo de desparasitação: Seu paciente tem pedido por um?

Postado em 29/01/2025 às 14h:35

É verdade que a utilização de fármacos para a eliminação de vermes era muito comum no passado, mas o saneamento básico no Brasil era mais precário e essa prática fazia sentido… naquela época… 
Hoje em dia, a desparasitação como uma prática rotineira não faz parte das diretrizes nacionais. A prevalência de parasitas no Brasil caiu para menos de 11% da população. E a OMS recomenda desparasitação apenas em áreas onde a infecção ultrapassa 20%. 
Mas então, o que você precisa saber para orientar e tratar seu paciente corretamente, nutri? 

1 – Se houver suspeita de infecção é crucial identificar o parasita envolvido. Exames como o parasitológico de fezes, ELISA (o teste Enzyme-Linked Immunosorbent Assay (ELISA) é usado para detectar a presença de anticorpos ou antígenos específicos no sangue) e imunofluorescência para detecção de antígenos nas fezes podem ser necessários. 
2 – Identificando o parasita, o tratamento medicamentoso correto será orientado, pois cada parasita requer um fármaco específico (prescrito por médico).
3 – Estratégias naturais como chás, shots, tinturas e óleos essenciais não são eficazes para a desparasitação. 
4 – As fases da lua não influenciam o sucesso do tratamento. 
5 – E sintomas como queda de cabelo, unhas quebradiças, cansaço, indisposição e flatulência intestinal não são exclusivos de infecções parasitárias, podendo indicar outras condições. 

Investigue e trate seus pacientes com cautela, e principalmente fiquem atentos às evidências científicas e sempre busquem informações atualizadas. 

Aline David


SOBRE A AUTORA:

Dra. Aline David é Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo, atuação em consultório desde 2009, realizando atendimento na área de nutrição clínica e esportiva; Mestre e doutora em fisiologia humana pela USP; Colunista da revista Isto É Bem-Estar.
Possui 14 anos de experiência como docente em cursos de graduação e pós-graduação (especializações e mestrado) em nutrição e saúde.
Coordenadora do curso de pós-graduação em Nutrição Estética, Esportiva e Saúde da Mulher na Faculdade UNIGUAÇU.

Pode te interessar também: Medicamentos para controle de peso interferem na ação de contraceptivos?

Compartilhe:

Veja também

Efeito sanfona

O efeito sanfona pode ser definido como um processo de recuperação rápida do peso ou então variações cíclicas no peso.

Quais os benefícios do agachamento?

Carro chefe dos exercícios de membros inferiores os benefícios do agachamento ficaram popularizados entre os adeptos das atividades físicas.

O que é Nutrição Funcional?

A nutrição funcional é uma abordagem da nutrição que visa promover a saúde e o bem-estar por meio de uma alimentação equilibrada e personalizada.