Análise do afundo e búlgaro para o quadríceps
Postado em 26/12/2025 às 10h:00
Entre os exercícios mais eficazes dentro de um treinamento de membros inferiores, o afundo e búlgaro se destacam por sua capacidade de recrutar o quadríceps de forma intensa, ao mesmo tempo em que exigem equilíbrio, mobilidade e controle motor. Versáteis e desafiadores, esses movimentos são ideais para quem busca força, simetria e eficiência no treino de pernas.
O afundo é um exercício unilateral que trabalha os glúteos de forma isolada. Existem algumas variações do movimento, como o afundo tradicional, o afundo com rotação e o afundo em pé, podendo ser realizado com halteres ou apenas com o peso corporal.
Já o búlgaro ou agachamento búlgaro é um exercício unilateral excelente para trabalhar os músculos da parte inferior do corpo, com ênfase principal nos glúteos e no quadríceps da perna que está realizando o movimento. Ele é um exercício composto, o que significa que trabalha diversos grupos musculares ao mesmo tempo, além de melhorar o equilíbrio e a propriocepção.
Assista a esse vídeo com uma análise aprofundada dos movimentos e tire suas dúvidas sobre a execução.
O professor Alex Souto, PhD, é um dos principais pesquisadores na área de treinamento de força para alta performance, prevenção de lesões e reabilitação do país.
Lembre-se de que o ideal é consultar um especialista antes de iniciar qualquer programa de exercícios, especialmente se você tiver alguma condição médica pré-existente ou estiver retornando às atividades. Esse profissional poderá oferecer orientações seguras e personalizadas, considerando suas necessidades, objetivos e histórico de saúde, contribuindo para melhores resultados e menor risco de lesões.
Pode te interessar também: Aquecimento para treino de quadríceps