A importância da proteína no pós-treino
Postado em 27/02/2024 às 17h:16
A proteína nada mais é do que um conjunto de diversos aminoácidos unidos entre si, como um “colar de pérolas”, por exemplo. Existem 20 aminoácidos diferentes, dos quais nove são considerados essenciais, o que significa que o corpo humano não pode produzi-los e, portanto, devem ser obtidos através da alimentação. Elas são encontradas em uma variedade de alimentos de origem animal e vegetal, incluindo carnes (como carne bovina, suína e de aves), peixes, frutos do mar, ovos e laticínios (como leite, queijo e iogurte), além de leguminosas (como feijão, lentilha e grão-de-bico), tofu, tempeh e produtos à base de soja.
As proteínas desempenham uma variedade de funções vitais em nosso corpo e são essenciais para a manutenção da saúde e do bem-estar. É importante incluir fontes de proteína de alta qualidade em nossa dieta para garantir o fornecimento adequado de aminoácidos essenciais e apoiar as diversas funções do organismo. Dessa forma, consultar com um bom nutricionista pode ser útil para desenvolver um plano alimentar individualizado que atenda às necessidades específicas de cada pessoa.
A quantidade de proteína necessária varia de acordo com a idade, sexo, peso, nível de atividade física e outros fatores individuais. No entanto, como diretriz geral, a ingestão diária de proteínas recomendada é de cerca de 0,8 gramas por kilo de peso corporal para adultos saudáveis. Para atletas e pessoas que praticam exercícios físicos intensos, as necessidades de proteína podem ser um pouco mais elevadas (1,6 a 2g/kg, normalmente).
Após um treino intenso, nosso tecido muscular esquelético fica em um estado de degradação e necessita de nutrientes adequados para se recuperar e crescer (processo conhecido como “hipertrofia muscular”).
A proteína fornece os aminoácidos essenciais necessários para a síntese de proteínas musculares, promovendo a reparação e o crescimento muscular. Além disso, a ingestão de proteínas no pós-treino ajuda a reduzir o catabolismo muscular (quebra de proteínas musculares), aumentando a massa muscular e melhorando a força e o desempenho atlético.
Leia também sobre a Importância da proteína no emagrecimento
Ao garantir a ingestão adequada de proteínas após o exercício, você estará fornecendo ao seu corpo os nutrientes necessários para maximizar os benefícios do treinamento, promover a saúde muscular e melhorar o desempenho atlético.
Lembre-se de escolher fontes de proteína de alta qualidade (que são principalmente as de origem animal) e, caso vá treinar novamente em poucas horas, combine essas proteínas com carboidratos de mais rápida digestão e absorção, de forma a não prejudicar o rendimento esportivo no próximo exercício físico.
Um exemplo de refeição interessante no pós-treino imediato seria, por exemplo, uma batida de proteína feita com whey protein, leite ou água e frutas como banana, mamão e morangos. Essa é uma excelente opção para fornecer proteínas de alta qualidade e carboidratos de rápida absorção para ajudar na recuperação muscular e na reposição de energia. Além disso, de quebra, também já aumenta o aporte de antioxidantes.
Texto por: Pietra Fogaça – Graduanda em nutrição
Pode te interessar também: Exercício físico e função gastrointestinal