Por Pietra Fogaça

Pietra Fogaça | Nutricionista Comportamental

Creatina e cognição

Postado em 19/03/2025 às 10h:00

A creatina é um suplemento muito utilizado no meio esportivo, já que possui uma ótima comprovação científica (é nível A em evidência científica) quando pensamos em melhora da performance esportiva em esportes de alta intensidade e duração mais curta, como musculação, crossfit, lutas e corridas curtas (10 metros, por exemplo). Isso se dá pelo simples fato de ela atuar na ressíntese de ATP durante o exercício físico. No entanto, atualmente, muito se fala sobre possíveis benefícios da suplementação de creatina na melhora do desempenho cognitivo e no aprendizado. Ou seja, em alguns estudos científicos, postula-se que a creatina seria capaz de atuar no cérebro melhorando funções cognitivas, mas será que isso realmente faz sentido?

Antes de suplementar a creatina achando que ela é a fórmula para a inteligência, é preciso olhar com cautela esses estudos, pois os dados e métodos desses trabalhos científicos são MUITO variáveis.

Leia também: Exercício físico e função gastrointestinal

Primeiramente, devemos entender que há diversos tipos de testes cognitivos que envolvem áreas como memória, fluidez verbal, velocidade de raciocínio, aritmética e jogos de dedução. Logo, não podemos olhar a cognição como uma “única entidade”, considerando que tais testes envolvem áreas e capacidades diferentes do encéfalo.

Além disso, há também diversos tipos de públicos estudados, que vão desde atletas a idosos ou até mesmo pessoas com privação de sono. Ou seja, não há como incluir todos no mesmo “balde”, toda essa variação de estudos recebe o nome de “heterogeneidade”.
Ou seja, quanto mais heterogêneo é um trabalho científico, mais difícil fica para avaliarmos para quem e para que realmente aquele estudo é válido

De forma resumida, há sim pequenos estudos sobre o tema, porém são extremamente heterogêneos e acabam estabelecendo a dúvida sobre a suplementação da creatina em diversos parâmetros ligados a cognição, mas não a certeza. Embora o suplemento seja seguro para a grande maioria das pessoas, ainda é cedo para afirmar seus benefícios nestes aspectos.

Texto por: Pietra Fogaça Graduanda em nutrição

Compartilhe:

Veja também

Por que os ginastas costumam ter...

Na ginástica artística, o mais comum é vermos atletas com uma estatura menor do que a de outros esportes - e até da média da população.

Tontura ou enjoo na hora do trei...

Tontura ou enjoo na hora do treino podem ter diversas causas, desde causas simples até causas mais graves que requerem maior atenção.

6 Benefícios do alongamento

O alongamento têm como objetivo estender e flexibilizar os músculos e articulações do corpo. Confira 6 benefícios da sua prática!