Por Pietra Fogaça

Graduanda em nutrição pela UFRGS, antropometrista ISAK nível 1 e atleta de fisiculturismo.

Creatina e cognição

Postado em 19/03/2025 às 10h:00

A creatina é um suplemento muito utilizado no meio esportivo, já que possui uma ótima comprovação científica (é nível A em evidência científica) quando pensamos em melhora da performance esportiva em esportes de alta intensidade e duração mais curta, como musculação, crossfit, lutas e corridas curtas (10 metros, por exemplo). Isso se dá pelo simples fato de ela atuar na ressíntese de ATP durante o exercício físico. No entanto, atualmente, muito se fala sobre possíveis benefícios da suplementação de creatina na melhora do desempenho cognitivo e no aprendizado. Ou seja, em alguns estudos científicos, postula-se que a creatina seria capaz de atuar no cérebro melhorando funções cognitivas, mas será que isso realmente faz sentido?

Antes de suplementar a creatina achando que ela é a fórmula para a inteligência, é preciso olhar com cautela esses estudos, pois os dados e métodos desses trabalhos científicos são MUITO variáveis.

Leia também: Exercício físico e função gastrointestinal

Primeiramente, devemos entender que há diversos tipos de testes cognitivos que envolvem áreas como memória, fluidez verbal, velocidade de raciocínio, aritmética e jogos de dedução. Logo, não podemos olhar a cognição como uma “única entidade”, considerando que tais testes envolvem áreas e capacidades diferentes do encéfalo.

Além disso, há também diversos tipos de públicos estudados, que vão desde atletas a idosos ou até mesmo pessoas com privação de sono. Ou seja, não há como incluir todos no mesmo “balde”, toda essa variação de estudos recebe o nome de “heterogeneidade”.
Ou seja, quanto mais heterogêneo é um trabalho científico, mais difícil fica para avaliarmos para quem e para que realmente aquele estudo é válido

De forma resumida, há sim pequenos estudos sobre o tema, porém são extremamente heterogêneos e acabam estabelecendo a dúvida sobre a suplementação da creatina em diversos parâmetros ligados a cognição, mas não a certeza. Embora o suplemento seja seguro para a grande maioria das pessoas, ainda é cedo para afirmar seus benefícios nestes aspectos.

Texto por: Pietra Fogaça Graduanda em nutrição

Compartilhe:

Veja também

7 exercícios físicos ideais para...

Para os idosos as atividades físicas são fundamentais ajudando a manter a mente ativa, o corpo fortalecido e a saúde em dia.

8 dicas para um estilo de vida s...

Em uma rotina corrida é fundamental buscar um estilo de vida saudável com equilíbrio entre o estado físico, mental e emocional.

Como montar uma periodização lin...

A periodização linear divide o programa de treinamento em ciclos progressivos, onde a carga aumenta de forma gradual e linear.